Arte da Prudência_Baltasar Gracian em PDF
A Arte da Prudência ou Oráculo Manual e Arte de Prudência é uma obra do escritor e padre jesuíta espanhol Baltasar Gracián y Morales. Editado pela primeira vez na cidade aragonesa de Huesca, em 1647, seu título original é “Oráculo manual y arte de prudência”, considerada obra-prima da literatura barroca espanhola, que traz uma coleção de trezentos aforismos, cada um com um comentário, sobre vários temas, dando conselhos e orientações sobre como viver plenamente, avançar socialmente, e ser uma pessoa melhor.
“Oráculo” é uma resposta dada por uma divindade a uma questão pessoal através de artes divinatórias. Aqui, o termo é utilizado de forma irônica; o adjetivo “manual” indica um uso prático e portátil. Assim, este seria um livro de respostas pessoais de uso prático. Finalmente, aforismo é um termo emprestado do grego αφορισμός – aphorismos, que significa “definição”, ou uma sentença concisa. Com este tratado, esta coleção de aforismos, Gracián resume vários preceitos de suas obras anteriores dedicadas à filosofia moral.
SOBRE O AUTOR:
BALTASAR GRACIÁN (1601–1658) foi um dos grandes escritores do Século de Ouro espanhol. Entrou aos 18 anos para a Companhia de Jesus, e aos 26 foi ordenado padre. Participou da Guerra da Catalunha, e sua valente atuação durante o cerco de Lérida, em 1646, fez com que fosse chamado de “pai da vitória”.
Publicou o “Oráculo manual y arte de prudencia” no ano seguinte, colhendo 300 aforismos de suas próprias obras, como “El heroe” (1637) e “El discreto” (1646). Os anos subseqüentes, em que foi publicando por partes a sua obra-prima, o romance “El criticón”, sem a devida aprovação e mesmo contra as proibições de seus superiores jesuítas renderam-lhe pesadas críticas, condenações e, enfim, o exílio num mosteiro, onde terminou seus dias. Mais tarde, em sua homenagem, a cidade onde nasceu no reino de Aragão passou a ser chamada de Belmonte de Gracián.