Live: “Os Conflitos Cibernéticos do Século XXI e a Guerra da Ucrânia”

 

A live de ontem à noite, onde os Delegados Adjuntos da Associação do Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará debateram junto com os ilustres promotores do Ministério Público de Minas Gerais, Drs Renato Rezende e Lélio Calhau.

A resiliência cibernética e a preparação são tarefas importantes para operações e missões do Instituto CTEM +  e ADESGCE onde a segurança cibernética e a defesa cibernética estão intimamente ligadas, pois enfrentam as mesmas ameaças, exigindo aprendizagem ao longo da vida, seguindo os mesmos princípios básicos e exigindo medidas e procedimentos semelhantes. Analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender.

A ADESGCE, Instituto CTEM + e Ministério Público de Minas Gerais abordaram temas e destaques para uma plateia de formuladores de políticas, tomadores de decisão do setor militar, acadêmico e industrial, altos funcionários que buscam o conhecimento contra os riscos cibernéticos. Os riscos cibernéticos só podem ser abordados eficazmente se existe uma compreensão comum de sua importância e uma maior natureza interconectada.

A escala e o número de ataques cibernéticos continuarão a crescer e ficarão ainda mais sofisticados e assim com maior poder de devastação. Os ataques realizados em sistemas de transportes, de abastecimento de água, telecomunicações, energia elétrica, serviços financeiros e governamentais e de serviços de saúde, têm a capacidade de desestabilizar a economia de um país. Na sequência de tais ataques, é de importância estratégica para a América Latina repensar as questões de Segurança e Defesa Cibernética em suas iniciativas para constituir cidades seguras.

A live foi moderada pelo Promotor do MP-MG, Dr. Renato Teixeira Rezende que realizou uma brilhante avaliação da conjuntura para desenvolver o tema estratégico.

Este tema: “Os Conflitos Cibernéticos do Século XXI e a Guerra da Ucrânia” in:

 

Adesguiano e pesquisador do CTEM + Alexandre Gomes Pinheiro – Diretor de Pesquisa em Ciência do Instituto

É Diretor de CyberSecurity, Inovação e Educação do Grupo Energy Telecom e tem mais de 25 anos de experiência na área de TIC. Especialista em Computação Forense e Perícia Digital pelo IPOG, Contabilista e Bacharel em Sistemas de Informação. Pós-graduando MBA em Segurança Cibernética pela UNIFOR-Universidade de Fortaleza. Possui diversas certificações na área de TIC e Segurança Cibernética como CompTIA CASP+, CySA+, Security+, Cloud+, Linux+, Google Professional Cloud Architect e EXIN Privacy & Data Protection Foundation (GDPR/LGPD).

Entuasiasta e estudioso dos assuntos ligados à Engenharia Reversa e Cyber Security. Como Diretor do Grupo Energy Telecom, representa-o nas reuniões da NATO/OTAN no Cyber Academy and Innovation Hub na EU, onde o Grupo é membro colaborador É membro das entidades: * CRC-CE (Conselho Regional de Contabilidade do Ceará) * APECOF (Associação dos Peritos em Computação Forense) * CSA (Cloud Security Alliance) * HTCIA (High Technology Crime Investigation Association) * ISSA (Information Systems Security Association) * SBCF (Sociedade Brasileira de Ciências Forenses) * ADESG-CE (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Ceará) CIAI-2018 * Board da HDI capítulo Norte/Nordeste * SUCESU-CE (Sociedade de Usuários de Tecnologia), como Diretor de Educação (2018-2020) * Instituto Iracema Digital do Ceará (Membro Fundador) Professor convidado da disciplina de Defesa Cibernética da ADESG-CE e Ministério Público. Palestrou sobre Segurança e Defesa Cibernética no 1º Seminário de Inteligência Estratégica (Fortaleza-CE), 1º Simpósio de Inteligência do 25º BC (Teresina-PI) e no 1º Curso de Introdução à Atividade de Inteligência da ADESG-CE (Fortaleza-CE) Palestrou sobre Cidades Inteligentes Seguras na 4ª RM VALE TI Pqtec (São José dos Campos-SP). É sócio da empresa Grupo Energy Telecom âncora do CDTIC-Cyber do Parque Tecnológico de São José dos Campos e é membro da Cyber Academy and Innovation Hub da OTAN.

 

Adesguiano e Pesquisador Richard Brito Guedes de Sousa

Pesquisador de Segurança da Informação, Operações Cibernéticas Defensivas e Ofensivas, PenTest, Inteligência e Contrainteligência. Bacharel em Sistemas de Informação, Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação na Universidad Europea del Atlántico, Pós-graduação em Ethical Hacking e CyberSecurity e MBA em Gestão de Projetos em TI. Escola Superior de Guerra (ESG). Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Escola de Instrução Especializada do Exército (EsSIE). Diretor de Operações da Kadima Cyber. Ex-Assessor Especial de Inteligência e Contrainteligência no Governo do Estado RJ. Foi Analista Programador Militar no Exército Brasileiro, Participação nas mais importantes Associações e Organizações: Cofundador & Editor do DCiber.org, Vice-Presidente da FADESP/RJ, Membro de Honra Associação Brasileira de Segurança Cibernética (ABRASECI), Membro do Comitê de Segurança ANPPD®️, entre outras. Pesquisador do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN-MB). Pesquisador Em Ciência, Tecnologia e Inovação, Instituto CTEM+. Foi Membro De Guerra Cibernética no CSFI US. Desenvolveu Grandes Projetos para o Exército Brasileiro. Reconhecimentos e Publicações. Título de Comendador. Medalha “Governador Pedro de Toledo” pelo Governo do Estado de São Paulo. Comando de Defesa Cibernética (COM D CIBER), Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber). Participação na Competição de Guerra Cibernética das Forças Armadas. Com 24 Certificações Internacionais, entre elas destaco: Certified Data Protection Officer (DPO), Certified Information Security Manager (CISM), Certified Information Security Analyst (CISA), Certified Network Security Specialist, N|DE (EC-Council), E|HE (EC-Council), D|FE (EC-Council), (CNSS) – International Cybersecurity Institute (United Kingdom), CyberOps Associate (CISCO) e etc.

 

1 comentário em “Live: “Os Conflitos Cibernéticos do Século XXI e a Guerra da Ucrânia””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *