Acidentes domésticos importante a prevenção na família e na escola

Neste vídeo relevante do Bom dia Ceará: Duas mil crianças vítimas de acidentes são atendidas no Instituo Dr. José Frota, hospital de referência no Estado do Ceará em janeiro e fevereiro de 2022, nos permite um ALERTA.

https://globoplay.globo.com/v/10397794/

Nesses tempos de maior permanência em casa de forma compulsória, para milhões de brasileiros, o potencial de riscos de acidentes domésticos aumenta sobremaneira, principalmente entre as crianças. A Sociedade Brasileira de Pediatria estima em 25% o aumento de casos durante a quarentena, a maioria provocada por crianças, em espaços físicos restritos. Vale lembrar que, nem sempre os pequenos estão tendo um acompanhamento direto dos responsáveis, uma vez que estes, apesar de fisicamente próximos, também por conta do confinamento, continuam a exercer as suas obrigações profissionais, agora em sistema de Home Office.

Um misto de curiosidade e inocência, duas características que podem causar desastres quando o assunto é crianças. Crianças e idosos precisam, naturalmente, de mais cuidados e atenção que qualquer outra pessoa. Dentro do ambiente doméstico, que deveria ser o mais seguro, há diversas possibilidades de acidentes e, por ser algo imprevisto, é necessário tomar os devidos cuidados para evitar quaisquer tipos de acidentes, desde a ingestão de medicamentos e produtos de limpeza, à quedas, queimaduras, intoxicações e afogamento, todos passíveis de prevenção.

Na foto acima existe a possibilidade de queimadura em criança. Segundo Diana Moura Fé do Centro Universitário São Camilo, no artigo, queimadura: Efeitos Psicossociais nas Vítimas : “Queimaduras são acidentes comuns que, apesar de notável progresso no seu tratamento, ainda apresentam prognóstico incerto, envolvendo fatores biológicos, psíquicos e socioculturais. No âmbito psicossocial, a queimadura promove alterações permanentes e capazes de modificar a percepção da vítima sobre seu corpo e imagem, além de trazer repercussões à sua inserção social”.

A família e a escola desempenham papéis importantes para a formação da criança durante as várias etapas de descoberta da vida, cabendo-lhes acompanhar, proteger, educar e favorecer o início da socialização da criança. Consolidar essa parceria é necessário, pois a inter-relação da escola-família requer contínua articulação para que se consiga fortalecer e alcançar propósitos com vistas à construção da cidadania.

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará preocupada com o elevado índice de acidentes domésticos que atualmente são a principal causa de emergência em crianças, divulga o projeto Família Segura que integra o nosso programa de responsabilidade social.

Assim, estabelecemos como uma de nossas metas institucionais a prevenção de acidentes domésticos na busca de contribuir com as famílias de todos os rincões de nosso Estado do Ceará e do Brasil na redução desse alarmante índice de imprevisto com crianças.

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará congratula a  TV Verdes Mares e sua dinâmica equipe por essa relevante reportagem para que possamos em sinergia com entidades governamentais e não governamentais  introduzir uma cultura de prevenção no ambiente doméstico .

Lembre-se que os acidentes podem ser evitados com atitudes preventivas e ações educativas.

Nosso material didático de prevenção de acidentes domésticos que podem ser divulgado nas escolas e defesa civil.

Gibi Família Segura_Prevenção de Acidentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *