Marinha do Brasil resgata náufragos em ilha no Pará em ação de Defesa Civil após bilhete com pedido de socorro

A dimensão continental do Brasil – o terceiro país em extensão territorial nas Américas, com seus 8.547.403 km² – impõe grandes desafios na execução nas atividades de defesa civil precisando imprescindivelmente do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para ações logísticas e mobilidade.

Esta ação estratégica de Proteção e Defesa Civil onde pescadores encontraram o bilhete com um pedido de ajuda demonstram a importância vital do Ministério da Defesa e nesta operação foi acionada a Marinha do Brasil sob  a segura liderança do Ilustre Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

 

Um bilhete encontrado dentro de uma garrafa, amarrada a uma boia, ajudou a Marinha do Brasil a resgatar seis náufragos, em uma ilha no norte do Pará. Os tripulantes – cinco homens e uma mulher – saíram de Santarém no dia 24 de março com destino ao município de Chaves. No meio do caminho, a cozinha do barco pegou fogo, o que acabou causando o naufrágio na Ilha das Flechas, a cerca de 150 km de Belém. Segundo a Marinha, os tripulantes passaram 17 dias no local, se alimentavam com produtos que levaram da embarcação e bebiam água da chuva. Eles tiveram a ideia de escrever um bilhete com um pedido de ajuda, colocar dentro de uma garrafa plástica, amarrá-la a uma boia e jogar ao mar. Pescadores encontraram o objeto e acionaram as autoridades locais.

“Socorro, socorro! Precisamos de ajuda. Nosso barco pegou fogo, estamos há 13 dias na Ilha das Flechas, sem comida. Avise nossa família”, dizia o bilhete. A Marinha do Brasil resgatou os tripulantes de helicóptero, onde foram atendidos por profissionais de saúde. “Apesar de estarem em bom estado geral de saúde, quando chegaram em Belém, por volta de 18h40, foram encaminhados em ambulância do SAMU para a Unidade de Pronto Atendimento, no bairro de Sacramenta, para novas análises médicas”, informou.

A Marinha afirmou que vai instaurar um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

Dessa forma, usando os poucos recursos que tinha à disposição, um dos integrantes teve a iniciativa de escrever a carta que salvaria suas vidas. Nesse sentido, os então náufragos, por meio do bilhete lançado ao mar em 9 de abril.

De acordo com a legislação em vigor é demonstrado que as Forças Armadas atuam em todos os matizes da Defesa Civil, nas fases de normalidade e anormalidade.

O Ministério da Defesa aplicando a Logística Nacional atua apoiando ações estratégicas relacionadas a fatores adversos (desenvolvimento) e em oposição a pressões (segurança), dentro dos recursos do poder nacional, dessa forma, atuando sofre a Defesa Civil Nacional.

O Ministério da Defesa diuturnamente traduz o editado na lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, instituindo a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC e dispondo sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC , verbis:

Art. 2º É dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre. (Regulamento)

Conforme a doutrina da Escola Superior de Guerra, faz-se necessário neste período de sinistros, fortalecer o “Poder Nacional” que é a capacidade que tem o conjunto de Homens e Meios que constituem a Nação para alcançar e manter os Objetivos Nacionais, em conformidade com a Vontade Nacional.

Da mesma forma, o Potencial Nacional é o conjunto de Homens e Meios de que dispõe a Nação, em estado latente, passível de ser transformado em Poder e, Potencial Nacional Utilizável, é a parcela do Potencial Nacional passível de ser transformada em Poder, num prazo determinado.

O Ministério da Defesa e as Forças Armadas detém o Potencial Nacional Utilizável, transformada em Poder, num prazo acelerado para atividades na defesa civil nacional em qualquer localidade de nossa nação continental.

Fonte:  Marinha do Brasil e Jovem Pan

COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SER

1 comentário em “Marinha do Brasil resgata náufragos em ilha no Pará em ação de Defesa Civil após bilhete com pedido de socorro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *