Homenagem da Marinha Argentina ao Almirante Tamandaré em Fortaleza

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra recebeu convite transmitido pelo vice-presidente da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – Seção Regional Fortaleza (AVCFN-CE) Fuzileiro Naval Carlos Henrique Guts de Moura para comparecer a homenagem ao Almirante Tamandaré pelo Comandante do Navio Escola FRAGATA A.R.A. “LIBERDADE”, Capitão de Navio Dn. Carlos Pedro SCHAVINSKY TRINCHERO.

Neste evento Carlos Pedro SCHAVINSKY TRINCHERO tem o prazer de convidar o Senhor para a Cerimônia de Oferenda de Flores a ser realizada no monumento “Almirante TAMANDARÉ” no sábado, 14 de maio, às 10h30. localizado na Avenida Beira Mar, 3080, Meireles, Fortaleza – Ceará.

 

A Fragata Libertad é um navio-escola da Marinha Argentina que tem como missão formar os guarda-marinhas argentinos e estreitar laços de irmandade com outras nações. As viagens funcionam como um ciclo de formação para os tripulantes.

A Libertad é uma fragata de quatro mastros com velas que cobrem uma área de mais de 2.600 metros quadrados. Sua viagem inaugural foi em 1963 e, desde então, tem mais 720 mil milhas de navegação (o equivalente a 33 viagens ao redor do mundo), tendo visitado mais de 500 portos e 60 países.

Na relevante formatura organizada pelo Capitão de Mar e Guerra Anderson Valença Capitão dos Portos do Ceará e Capitão de Fragata Ruy Ulisses comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará foi um tributo conjunto da Marinha Brasileira e Argentina ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré.

Participaram ainda da formatura, o cônsul-geral Alejandro Funes Lastra, do Consulado de la República Argentina en Recife, Almirante de Esquadra R1 Elis Treidler Öberg, Capitão de Mar e Guerra R1 Roberto Coelho Lima, Secretário de Turismo de Fortaleza Alexandre Pereira, Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência no Ceará, Alisson Campos Raposo, o Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR) Jamiro Dias de Oliveira Junior, Doutor Joel José Puga C. Rodrigues representando a Federação do Comercio do Estado do Ceará-FECOMÉRCIO, o empresário Wilton M. Daher, e o brioso efetivo da Capitania dos Portos, Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará e do navio Libertad.

Almirante Tamandaré

A Marinha do Brasil inaugurou, no dia 11 de maio, o monumento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, em Fortaleza. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, integrando uma série de atividades promovidas pela Força ao longo deste ano para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil.

Com a finalidade de ampliar o conhecimento da sociedade brasileira sobre relevantes heróis nacionais, em especial aqueles que participaram de importantes batalhas navais, essenciais para a consolidação do Brasil como Nação soberana, a exemplo das lutas que culminaram com a nossa Independência, foram implementadas ações em prol da valorização dos principais Vultos Navais.

A atividade inicial proposta foi a instalação e inauguração, a partir deste ano, de Monumentos do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré, em locais de relevância e destacada presença do público, como praças, avenidas ou sítios que tradicionalmente contam com intensa circulação de pessoas, em algumas das principais cidades do país.

De modo concomitante, foi desenvolvido um novo Hotsite com a história do Patrono da Marinha, que foi lançado, durante a inauguração do primeiro Monumento, pelo Comandante da Marinha, na cidade de Fortaleza – CE.

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos notificou que estava inaugurando no Ceará esta homenagem porque o Almirante Tamandaré apoiou a abolição da escravatura, assim como o Francisco José do Nascimento também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, que foi um líder jangadeiro, prático mor e abolicionista, com participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará, que foi o estado pioneiro na abolição da escravidão!

Contando com o relevante suporte de Amigos da Marinha, em particular em Fortaleza, hoje o Secretário de Turismo Alexandre Pereira agradeceu o empenho do Fuzileiro Naval Carlos Henrique Guts de Moura pela contribuição em doar a estátua do Almirante Tamandaré para a cidade de Fortaleza. Este exemplo serve para que membros da Liga da Reserva Naval do Brasil, instituições públicas e parceiros na iniciativa privada, colaborem com este projeto delineado pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos que ganhou corpo. Projeto que teve seus contornos descritos com base em muita história e tradições navais, prometendo para este ano, que marca o Bicentenário da Independência do Brasil e os Duzentos Anos da Esquadra Brasileira, as entregas de biografia, hotsite e inúmeros monumentos espalhados pelo País.

Inspirados pela heroica vida de Tamandaré, a Marinha do Brasil manterá acesa a chama do bom cumprimento da nossa nobre missão na defesa da Pátria.

Tudo pela Pátria!

Viva a Minha, a Sua, a Nossa Marinha do Brasil!

COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *