Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra na Terra do Dragão do Mar esteve presente na ilustre formatura marinheiro cearense, o Capitão-Tenente Patrão-Mor José Maria de Aguiar, que serviu à Marinha do Brasil por 62 anos.
A família Schettine de Aguiar e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Estado do Ceará agradecem ao ilustre Capitão de Fragata, Comandante Ruy Ulisses Gonçalves da Veiga Junior e tripulação, pela generosidade de imortalizar o nome de Edson Schettine de Aguiar com uma instalação da Sala Professor Edson Schettine de Aguiar em homenagem no âmbito da querida Biblioteca Patrão Mor Aguiar. E Agradecemos também a bondade e a amizade do Comandante do 3º. Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira por esta honraria.
Palavras do Comandante Ruy Ulisses Gonçalves da Veiga Junior
Na formatura o Comandante Ruy Ulisses Gonçalves da Veiga Junior na festa do Patrão-Mor Aguiar imortalizou o genitor da médica Adriana Cavalcanti de Aguiar herdeira do Patrão Mor Aguiar, descendente do Professor Edson Schettine de Aguiar edificando na biblioteca “Patrão-Mor Aguiar” a sala “Professor Edson Schettine de Aguiar”.
Segundo Adriana: Essa homenagem ao Velho Marinheiro traduz o modo generoso de meu pai encarar a vida. Nascido em Fortaleza, amava o Ceará e a família, formada pelo marinheiro cearense e sua esposa Amélia, filha de imigrantes italianos. Uma das principais características de meu pai era a gratidão, expressa, por exemplo, no cultivo à memória do pai. “A gratidão é a memória do coração”, a frase bíblica era a sua favorita, ele que tinha um coração infinito e que acolheu e protegeu tantos amigos e alunos.
Gratidão da médica Adriana Cavalcanti de Aguiar herdeira do Patrão Mor Aguiar
A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra na Terra do Dragão do Mar por justa homenagem outorgou ao Capitão de Fragata, Comandante Ruy Ulisses Gonçalves da Veiga Junior o diploma de Colaborador Emérito por elevados serviços prestados na comunidade cearense e fortalecendo a Marinha do Brasil.
O exercício da liderança do Comandante Ruy Ulisses Gonçalves da Veiga Junior retrata as condições espirituais do exercício da missão que motivam o soldado e lhe conferem o sentido de causa superior em nome da qual juram até mesmo o sacrifício da própria vida. Não podemos prescindir desse estímulo, dessa força indispensável para a Pátria. O soldado precisa conhecer a biografia da Pátria e dos seus heróis, não apenas para cultuar essas personalidades, mas para deixar-se envolver por seu espírito de renúncia e sua tenacidade. Precisamos continuar integrando civis e militares, respeitar continuamente a memória dos grandes defensores e construtores de nossa Nação e fazer cada vez mais, um compromisso prioritário para todo o Brasil.
Esta regência é um espelho dos oficiais do Alto Comando da Marinha do Brasil, como o exemplo do Comandante do 3º. Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira e Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos que lidera o poder naval com seu seguro comando.
A Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra do Estado do Ceará, finaliza com a frase mais célebre do filme Gladiador, definitivamente que é a sentença proferida por Maximus antes de suas principais batalhas: “O que fazemos em vida, ecoa na eternidade”.
COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO