Ontem o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu na Casa da Indústria, o ilustre Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos acompanhado do Vice-Almirante Capistrano, Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha e o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Ferreira.
O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos palestrou sobre o tema “Marinha do Brasil: Soberania e Desenvolvimento Nacional”, sendo logo após, recebido para almoço de boas-vindas e apresentado ao Observatório da Indústria pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.
Importante recordar que o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante é presidente da Associação Nordeste Forte composta das Federações do Nordeste que se uniram com visão de futuro e perspectivas para a região como um todo, fortalecendo não só os Estados, mas todo o sistema industrial da região.
Nesta visita dois Cearenses, o Cel Duarte Frota que em 2003 a 2006 comandava o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil) sempre em contato com a Marinha do Brasil, sendo que na época o Capitão de Corveta Antônio Capistrano de Freitas Filho, estava no cargo de imediato da insigne Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.
Em sua biografia foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1988. Seguindo-se a oficial superior como Capitão de Fragata (25 de dezembro de 2006), Capitão de Mar e Guerra (30 de abril de 2012) e oficial general: Contra-Almirante (31 de março de 2018) e em 2021 foi promovido a Vice-Almirante.
Principais cargos/comissões:
Imediato do Navio-Varredor “Atalaia”; Comandante do Aviso de Instrução “Guarda-Marinha Brito”; Imediato da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará; Comandante da Fragata “Defensora”; Assessor-Chefe de Relações Institucionais do Gabinete do Comandante da Marinha; Estagiário/ Assessor do Colégio Interamericano de Defesa; Assessor de Relações Institucionais da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; Subchefe de Logística do Estado-Maior da Armada; Secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; e Chefe de Gabinete da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa.
Principais condecorações:
Ordem do Mérito da Defesa (Grau de Oficial); Ordem do Mérito Naval (Grau de Comendador); Ordem do Mérito Militar (Grau de Oficial); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Comendador); Ordem do Mérito Judiciário Militar (Distinção); Medalha Mérito Desportivo Militar; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha Mérito Marinheiro (duas âncoras); e Medalha da Junta Interamericana de Defesa.
O Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará que na época em 2003 a 2006 no Comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará em visita ao Capitão de Corveta Antônio Capistrano de Freitas Filho na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará com os respeitos da disciplina e hierarquia realizava a continência partindo sempre do menos graduado a este veterano e hoje realizo minha continência de estilo ao nobre Vice-Almirante Capistrano de Freitas Filho pela sua conquista e perseverança no Fortalecimento do Poder Nacional.
Ontem a Marinha do Brasil inaugurou o monumento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, em Fortaleza presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil.
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos comunicou que estava implantando no Ceará esta homenagem porque o Almirante Tamandaré apoiou abolição da escravatura, assim como o Francisco José do Nascimento também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, que foi um líder jangadeiro, prático mor e abolicionista, com participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará, que foi o estado pioneiro na abolição da escravidão!
Encerramos com esta frase do Patrono da Marinha:
“Como o Homem só vale pelo seu caráter, também os navios só tem força pelos Homens que o tripulam”.
Almirante Marquês de Tamandaré
Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Ferreira
COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SER