A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Estado do Ceará de luto com a Páscoa e passagem do desembargador Haroldo Máximo

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Estado do Ceará esteve presente no velório do Excelentíssimo senhor desembargador Haroldo Máximo.

Estamos de luto com a Páscoa e passagem do desembargador Haroldo Máximo para a Casa Paterna.

Quando Juiz Titular da Vara de Execução de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza Haroldo Máximo nosso ilustre amigo tinha um amor ao próximo objetivando tratar o infrator com a prestação de serviços à comunidade, promovendo a ressocialização e a reeducação de pessoas.

Quando este representante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Estado do Ceará estava no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (2003 a 2006) realizamos um acordo de cooperação. Com a visão de futuro o Juiz Titular da Vara de Execução de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza Haroldo Máximo enviaria ao Corpo de Bombeiros esses cidadãos para o serviço comunitário e depois eles realizariam cursos de eletricistas e bombeiro Hidráulico com o Professor Antônio Carlos Banhos no Quartel do Comando Geral para saírem com um possível trabalho.

Muitos desses que realizaram as penas alternativas saíram empregados e outros como instrutores do curso do instituto PROMIL.

Neste projeto entre a Vara de Execução de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza com Juiz Haroldo Máximo e o Corpo de Bombeiros foram formados jovens e adultos nas mais diversas áreas de ensino profissionalizante com suporte do Professor Antônio Carlos Banhos.

Na época, Dr. Lúcio Alcântara Governado do Estado do Ceará e este oficial como Comandante Geral outorgamos a Medalha Desembargador Moreira em gratidão por seu exemplo, sendo inovador e primeiro presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça.

Desembargador Haroldo Máximo sempre foi empenhado nas Penas Alternativas, que aparentemente mostram-se a menos onerosa e são exatamente o contrário das penas de detenção e reclusão, pois, além de representarem maior efetividade nos cumprimentos das determinações judiciais, também apresentam como a melhor forma de se prevenir o crime, uma vez que possuem caráter ressocializador e educativo.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Natural de Farias Brito, Haroldo Correia de Oliveira Máximo nasceu no dia 5 de novembro de 1949. A carreira na magistratura teve início em janeiro de 1981, quando foi nomeado Juiz Substituto da Comarca de Jardim. Ainda no Interior do Ceará, atuou em Brejo Santo e Juazeiro do Norte.

Posteriormente foi promovido para Fortaleza, onde trabalhou na 2ª Vara de Execuções Criminais; Corregedoria de Presídios e Habeas Corpus; Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza, entre outras.

Foi coordenador-geral da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec); diretor da Associação Cearense de Magistrados (ACM) por quatro anos; e primeiro presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça.

No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), exerceu a Presidência no biênio 2019-2021, além de Vice-Presidência e da Corregedoria da Corte Eleitoral (2017-2019).

Era professor aposentado da Universidade Regional do Cariri (Urca). Formado em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e especialista em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com participação em capacitações internacionais (Course of Comparative Law for Judges – The School of Law of the University of Miami e Curso Derecho Comparado español y brasileño para juristas, magistrados y abogados – Facultad de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid). Também era Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Que nosso Senhor abençoe e conforte a família Correia Máximo durante este período de luto e console seus entes queridos.

COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *