Operação Fortaleza empregou navios e militares brasileiros e franceses, de 28 de maio até hoje dia 1º de junho.
A Marinha do Brasil (MB), em conjunto com a Marinha Nacional da França e o Exército de Terra francês, realizou a Operação Fortaleza, que tem como propósito incrementar a capacitação dos militares e elevar o nível de interoperabilidade entre as Forças Armadas envolvidas.
O exercício, que contribui para a política externa do País e para o aumento da segurança marítima no Atlântico Sul, contará com o emprego de três navios, carros anfíbios e mais de 450 militares franceses e brasileiros. Os treinamentos, em uma ação de cooperação, ocorreram de 28 de maio a 01de junho, na região metropolitana de Fortaleza-CE.
Além dos militares que compõem as tripulações de três navios, participaram da operação um destacamento composto por 112 militares do Exército de Terra francês e um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, com 150 militares da Marinha do Brasil oriundos do Rio de Janeiro (RJ) e de Natal (RN).
O exercício contou com os seguintes meios operativos: Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) “Mistral” e Fragata “Courbet”, da Marinha Nacional da França; Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), da MB.
Os militares foram empregados em treinamentos de operações anfíbias, que consistem na projeção de poder, de caráter naval, do mar para a terra, além de exercícios de combate de pequenas frações, como tiro e marchas.
No dia 1º de junho, o Porta-Helicópteros Anfíbio “Mistral” e os Carros Lagarta Anfíbios realizaram um desembarque de tropas anfíbias no litoral de Fortaleza (CE).
Ao longo da operação, estiveram presentes na capital cearense a Embaixadora da França no Brasil, Sra. Brigitte Collet;
o Comandante do Exército de Terra francês, General Pierre Schill;
o Comandante da Força de Fuzileiros Navais da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas;
o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira;
e o Comandante da 9ª Brigada de Infantaria de Marinha do Exército de Terra francês, General de Brigada Patrik Steiger.
COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO