Informativo Inesp Ciência, 2ª fase do concurso de admissão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho

                                                                            Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho

O Informativo Inesp Ciência apresenta o resumo do resultado da 2ª fase do concurso de admissão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica- ITA 2022, a 3ª e última fase é a inspeção de saúde.

O polo cearense retoma o primeiro lugar dos estados brasileiros com 61 candidatos aprovados.

As escolas cearenses são referências no preparo do conhecimento técnico-científico, considerado de alto nível para o ITA.

Nos últimos cinco anos, o Ceará ficou em 1° lugar (2022 e 2018), e 2° lugar (2021, 2020 e 2019) totalizando 282 aprovações, representando 44% das vagas ofertadas nos concursos de admissão de 2018 a 2022.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA foi criado pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho.

Casimiro Montenegro Filho nasceu em Fortaleza-CE, em 1904, filho de Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro e de Maria Emília Pio Brasil. Foi pioneiro do Correio Aéreo Militar (CAM) e criador do ITA e Centro Técnico de Aeronáutica (CTA). É patrono da Área de Engenharia da FAB e da Academia Nacional de Engenharia e um dos patronos do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica – INCAER.

Em 1943, já como Tenente-Coronel Após, Casimiro realizou visitas ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos e, destas visitas, nasceu a intenção de criar uma instituição similar no Brasil, com o objetivo de desenvolver profissionais e tecnologia aeronáutica. Com a ajuda do professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica do MIT, Richard Harbert Smith, desenvolveu as diretrizes desta nova instituição. No restante da década de 40, Casimiro envolveu-se, direta e indiretamente, na construção de seu sonho. No início da década seguinte, na cidade de São José dos Campos-SP, é inaugurado o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

No dia 2 de dezembro de 1975, Montenegro recebeu o título Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas. Além disso, foi agraciado em 1981 com o Prêmio Anísio Teixeira em sua primeira edição. Esse prêmio foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para agraciar personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da educação no país.

Em todo o Brasil, o vestibular do ITA é reconhecido como um dos mais difíceis do país. Abrange provas de Física, Matemática, Química (realizadas em dias distintos), Português e Inglês (realizadas juntas). Em cada dia, o aluno resolve questões discursivas e questões objetivas de múltipla escolha. As questões são elaboradas com alto grau de complexidade e abrangem conteúdos que nem sempre são vistos pela maioria das escolas do ensino médio.

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará, cumprimenta o Diretor Executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – Inesp, João Milton Cunha de Miranda pelo competente labor em prol do desenvolvimento do Estado do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *