A Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra do Estado do Ceará, recebe do diretor técnico do Sebrae no Estado do Ceará, Alci Porto Gurgel Júnior uma mensagem afirmando que o Sistema SEBRAE entra nos 50 anos e envia o vídeo “o menino no meio da ponte” uma bela mensagem aos empreendedores brasileiros.
Aos 50 anos, Sebrae homenageia pequenos negócios e a curta de animação criado pela Artplan apresenta, de forma lúdica, o espírito empreendedor do brasileiro e os desafios do cotidiano dos negócios
Nesta semana, o Sebrae divulga “Coragem”, que celebra os 50 anos da entidade e o empreendedorismo brasileiro. Com criação da Artplan, a campanha tem como peça principal um curta de animação que expressa de forma lúdica o espírito do empreendedor e a batalha cotidiana de quem tem ou pretende ter um negócio.
O protagonista do filme é um jovem que, desde criança, fica intrigado pelas idas e vindas de pessoas que tentam atravessar uma ponte e decide, mais tarde, percorrer, ele próprio, essa mesma ponte. Além do filme, o anunciante lançará um livro digital gratuito que tem como objetivo chegar às próximas gerações de empreendedores.
O Sebrae deu um passo em direção ao futuro com o lançamento oficial do projeto 50 + 50, que comemora o cinquentenário da instituição, em 2022. O evento foi transmitido ao vivo e online para todo o Sistema Sebrae, direto da sede nacional da instituição, em Brasília. Durante o evento os colaboradores foram estimulados a refletir sobre o tempo e o impacto das ações do Sebrae nos últimos 50 anos, mas sobretudo sobre a importância da sua atuação para dar apoio aos empreendedores brasileiros.
Para os próximos 12 meses, o Sebrae preparou uma série de ações e atividades que fazem parte de um calendário institucional especial. Com o tema “Criar o futuro é fazer história”, o projeto 50 + 50 prevê uma programação que inclui a contribuição de todas as unidades regionais do Sebrae e a participação de todos os colaboradores. “São ações que contemplam o passado porque é necessário manter viva a memória; uma reflexão sobre o presente, porque o mundo mudou e muda o tempo todo; um desenho do que será o nosso futuro, pois essa construção só será possível com a participação de cada um”, declarou o mestre de cerimônia, o ator Dan Stulbach, que foi convidado para apresentar o evento e integra o time envolvido no projeto.
A abertura do evento contou com as palavras de incentivo do presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Roberto Tadros. Ele ressaltou o momento como a celebração da vitoriosa trajetória de meio século dos serviços prestados à causa da promoção do empreendedorismo, o apoio às MPE e o engajamento com o desenvolvimento do país. “É o momento de renovar nosso compromisso com os donos de micro e pequenas empresas, nosso cliente, aquele herói anônimo que sonha, que acredita, que luta e persevera, que resiste e que vence”, declarou.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, aproveitou a oportunidade para reconhecer a dedicação dos colaboradores do Sebrae ao longo dos últimos anos. Ele também reforçou a importância do empreendedorismo para o Brasil e a responsabilidade do Sebrae em servir ao país. “A saída do nosso país está no entusiasmo do empreendedorismo, que só dá certo e o sonho só é realizado com a metodologia transformadora do Sebrae”, frisou.
presidente do Sebrae, Carlos Melles
Em seu discurso, o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo, também ressaltou o papel do Sebrae para auxiliar empreendedores que acreditam no sonho empreendedor. “O empreendedor sai da lógica do ‘ver para crer’. O empreendedor brasileiro primeiro acredita na iniciativa para enxergar a realização do seu propósito”, comentou. Segundo ele, cabe ao Sebrae servir aos 20 milhões de donos de pequenos negócios, bem como aos 210 milhões de brasileiros.
O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, por sua vez, refletiu sobre a importância de viver o momento de celebração dos 50 anos do Sebrae. Ele ressaltou os sentimentos que devem fazer parte do dia a dia da instituição. “O Sebrae não existe por acaso. Nosso trabalho existe para servir a uma causa que é basicamente a causa da liberdade, porque o empreender é um ser livre; da confiança de quem empreende; da alegria de ter um sonho e acreditar nele e fazer tudo isso com amor”, pontuou.
Além de apresentar depoimentos de colaboradores que fazem parte do Sistema Sebrae nas unidades espalhadas pelo Brasil, o evento apresentou uma retrospectiva deste ano, com os principais resultados. Em um único mês de 2021, o Sebrae realizou mais de 12 milhões de atendimentos, o equivalente a todo o ano de 2010. Também foi ressaltada a capacidade de trabalho durante a pandemia, com a Educação a Distância que bateu recorde com quase 2,5 milhões de matrículas realizadas.
O presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), Claudio Mendonça, marcou presença na cerimônia. Ele relatou o orgulho de fazer parte da instituição e parabenizou o compromisso dos colaboradores do Sebrae. “O nosso propósito é o sucesso do outro, o sucesso dos pequenos negócios”, declarou.
Em 2022, o Sebrae comemora o seu cinquentenário. Olhar para trás é, também, uma forma de dar um passo em direção ao futuro, por paradoxal que possa parecer. Trata-se de manter viva a memória. Isso permite nos situar no tempo presente, para que possamos projetar um novo cinquentenário. É essa a essência do projeto 50 + 50, lançado pela instituição. Nesse momento que marca o início dessas comemorações, é estimulante refletir sobre o impacto provocado pela atuação do Sebrae nos últimos 50 anos.
Desde 1972, quando surgiu, o Sebrae traçou um norte para a sua atuação: fazer os empreendedores irem cada vez mais longe. Por isso, esmerou-se em disseminar a cultura empreendedora, estimulando a competitividade e a sustentabilidade das empresas e ajudando a criar ambientes favoráveis para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Empenhou-se, ainda, em capacitar empreendedores, elaborar estudos e articular leis para melhoria do ambiente de negócios.
A Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra do Estado do Ceará que além de comemorar os 50 anos do SEBRAE fazemos uma referência elogiosa ao diretor técnico do Sebrae no Estado do Ceará, Alci Porto Gurgel Júnior.
No Jornal o Estado do Ceará temos o dinamismo e competência deste valoroso empreendedor, reunindo lideranças de diversos municípios cearenses sempre em busca do bem comum. Eis o relato de suas experiências e trajetórias profissionais do Alci Porto.
“Após o falecimento do pai, Alci Porto veio para Fortaleza em 1984. Com a amizade que sua mãe tinha com o presidente da Fiec, na época, José Flávio Costa Lima, acabou sendo encaminhado para a Cervejaria Astra, onde trabalhou um período como estagiário. Pouco tempo depois chegou ao Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Estado do Ceará – Ceag-CE (hoje Sebrae), em 1988. “Nesse momento passei a ter experiência de associativismo muito importante, onde convivi com a Secretaria de Indústria e Comércio do Ceará, que teve à frente Ariosto Holanda”, destaca.
Alci também trabalhou no interior, coordenando, por quatro anos, o escritório de Crateús, “que dava mais resultado para a instituição na época”, lembra. Lá ele teve a oportunidade de conhecer, de fato, o funcionamento do Sebrae. “Aquele momento foi um enriquecimento enorme”, afirmou. Em 1994 surgiu a oportunidade de ir para o escritório de Sobral, época de instalação da indústria calçadista na região. “Em razão da boa experiência que tivemos em Crateús, fui assumir o desafio do segundo maior escritório do Estado”, considera Porto”.
ASCENSÃO
Em 1997, volta à Fortaleza, onde veio a atuar na unidade de agronegócios do Sebrae. Após dois anos foi eleito gerente da unidade de Educação. Em 1999 assumiu a assessoria técnica do Sebrae-CE, chegando à diretoria técnica, em 2001, ano em que trabalhou, também, em Brasília, durante oito meses.
No ano de 2005, Alci Porto assumiu a Superintendência do Sebrae-CE. Dois meses depois, foi eleito presidente da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase), composta pelos 81 diretores do sistema, e onde teve participação no movimento nacional para aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Em 2007, voltou à diretoria técnica, posto em que segue até hoje, envolvendo-se diretamente em todos os programas e ferramentas que o Sebrae disponibiliza para a população, implementando a Lei Geral da MPE e fazendo um trabalho de interiorização mais forte. Três anos depois (2010) foi reeleito para a presidência da Abase. “Estou exercendo esse mandato, que vai até março de 2013”, informou Porto.
DESTAQUE
Após sua apresentação, o convidado foi homenageado com uma comenda entregue pela diretoria da ACC. “É uma grande honra e satisfação de ter na ACC, uma das Associações das mais respeitadas no Ceará, um reconhecimento de um trabalho que tenho desenvolvido. Além dos vários amigos que tenho aqui, que me acompanham e têm dado sua colaboração para a minha formação profissional”, agradeceu Porto.
Para o presidente da ACC, João Porto Guimarães, a participação de Alci Porto na Coletiva Empresarial foi muito importante. “A expectativa para os presentes foi a melhor possível, porque o Alci revelou fatos que não vieram ainda a público, como a parte interna do Sebrae nacional e a interferência que querem fazer aqui no Ceará e em todos os Estados. Ele trouxe a público essa realidade”, destacou.
“O Alci demonstrou, perfeitamente, com toda aquela simpatia, a pujança de seu trabalho e como ele desempenhou esse papel”, enfatizou o presidente do conselho superior da ACC, Humberto Fontenele. Ele também destacou a importância de ouvir a história do empresário. “O que não sabíamos a respeito do Sebrae, ele explicou para nós. A sua presença foi brilhante e seu depoimento muito interessante”, finalizou.
A Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra do Estado do Ceará, finaliza com a frase mais célebre de Gladiador, definitivamente é a sentença proferida por Maximus antes de suas principais batalhas: “O que fazemos em vida, ecoa na eternidade”.
COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO
Fonte: agenciasebrae.com.br
meioemensagem.com.br
https://www.aredacao.com.br/ Marcelo Lessa é diretor técnico do Sebrae Goiás
https://oestadoce.com.br/economia/casos-de-sucesso-diretor-do-sebrae-homenageado/