Camaragibe é a primeira cidade de Pernambuco a implantar o Sistema Nacional de Segurança Pública SINESP-CAD

A Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra do Estado do Ceará, comunica esta relevante ação estratégica do município de Camaragibe na atual gestão da dinâmica Prefeita Dra. Nadegi Queiroz com atividades sincronizadas do Cel. Marcílio Rossini da Silva, Secretário de Segurança Pública com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

Prefeita Dra. Nadegi Queiroz

O Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, PRF, Guardas Municipais, etc.), otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.

Ele fornece aos profissionais de segurança pública uma solução de Tecnologia da Informação que permite o atendimento à ocorrências solicitadas a partir de números tridígitos emergenciais (190, 191, 192, etc) ou de outros canais de acionamento de atendimento ao cidadão, abarcando os processos de atendimento, despacho e fechamento dos atendimentos, além da integração entre as agências de segurança pública em âmbito nacional, estadual e municipal, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e operacionais disponíveis.

Atualmente, o sistema está implantado pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP em 30 instituições de segurança pública e contabiliza desde a sua criação mais de 2,9 milhões de chamadas registradas em 26 unidades da federação. A implantação foi articulada pelo município de Camaragibe com o Coordenador-Geral do Sinesp, Odécio Carneiro que inicialmente configurou o Curso do Sistema de Ocorrências SINESP-CAD ocorrendo no período de18 a 28 de janeiro, no laboratório da Escola Técnica de Estadual.

Para a implantação do software a SENASP enviou uma equipe técnica coordenada pelo Perito Daniel Caixeta, e ainda GCM Inspetora Carmen Mugica e o Sargento da Brigada Militar-RS David Gregório, ambos do Estado do Rio Grande do Sul onde o Sistema funciona há mais de 3 anos.

Segundo o Inspetor Janielson que coordena as atividades Camaragibe é a Cidade Gestora do SINESP-CAD no Estado e nessa etapa serão capacitados 24 GCMs de Camaragibe, Olinda e Ipojuca que irão operar como telefonistas e despachantes das Centrais 153 desses municípios.

A implantação do SINESP-CAD permitirá acesso a banco de dados nacionais de veículos roubados e dados criminais. Além de emitir informações gerenciais para planejar as Operações Integradas e a Política de Prevenção à Violência, pontuou o Coronel Rossini.

Neste momento a Prefeitura de Camaragibe implantou na Central de Operações 153 um Sistema informatizado para Atendimento e Despacho de Ocorrências, sem ônus para o município.

A implantação do SINESP-CAD permitirá acesso a banco de dados nacionais de veículos roubados e dados criminais. Além de emitir informações gerenciais para o planejamento das Operações Integradas e da Política de Prevenção à Violência, pontuou o Coronel Rossini.

A Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra do Estado do Ceará, com fundamentos nos estudos da Escola Superior de Guerra, afirma que em Camaragibe a ação política municipal definiu os objetivos, conheceu os meios e empregou esforços para atingi-los com sinergia entre a urbe e o governo federal. Uma ação que pode servir de exemplo para outros municípios de nossa nação continental. Concluímos com a frase mais célebre de Gladiador, definitivamente é a sentença proferida por Maximus antes de suas principais batalhas: “O que fazemos em vida, ecoa na eternidade”.

 

Perfil do Coronel Rossini

Coronel da Reserva Remunerada do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Pós-graduado em Gestão Pública com foco no Resultado- FCAP e em Políticas de Segurança Pública pelo Ministério da Justiça / FACIPE, é também especialista em Análise de Sistemas – ITECI.

No Corpo de Bombeiros, como Subcomandante Geral, implantou o Sistema de Gestão por Resultados nas Atividades de Vistorias/Projetos, que possibilitou o fortalecimento da corporação, e coordenou o projeto de expansão dos quartéis da instituição.

Na Secretaria de Defesa Social, de 1999 a 2006, exerceu a função de diretor de Relações Comunitárias e gerente de Prevenção à Violência, atuando na formulação e gestão dos seguintes projetos: Conselhos Comunitários de Defesa Social; Programas Preventivos Caravana da Paz; Operação Paz nas Comunidades; além da coordenação de articulação para a expansão do PROERD. Na Secretaria coordenou, ainda, a compatibilização das 26 Áreas Geográficas de Segurança PC/PMPE/BM, decreto 26.868, de 30 de Junho 2004, hoje, Áreas Integradas de Segurança – AIS, e participou da criação dos indicadores do Pacto pela Vida, do Corpo de Bombeiros no projeto Resgate de Vidas.

No âmbito Federal, integrou o Comitê Nacional de Polícia Comunitária da SENASP-MJ, e atuou como instrutor da formação de diversas turmas de Polícia Comunitária pelo Brasil, voltadas para operadores da Segurança Pública, bem como realizou diversas capacitações nas Guardas Municipais de Pernambuco e de outros Estados do Nordeste.

COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *