SUBMARINO NUCLEAR BRASILEIRO: vetor catalisador dos setores estratégicos da defesa nacional

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará divulga a significativa monografia “Submarino Nuclear do Brasil: vetor catalisador dos setores estratégicos da defesa nacional” do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra do Capitão de Mar e Guerra Hélio Moreira Branco Junior como referencia ao texto “Therezinha de Castro, Antártida, Geopolítica,  e Heróis da Pátria!”  para explicar a necessidade de um submarino nuclear em nossa nação continental.

Dono de extensa costa marítima, o Brasil conta com cerca de 95% do comércio exterior movimentado por hidrovias. Além de rotas comerciais estratégicas, jazidas minerais altamente valiosas estão localizadas em territórios marítimos.

Segundo o almirante de esquadra Almir Garnier, comandante da Marinha, o patrulhamento e a defesa das fronteiras aquáticas brasileiras estão prestes a receber o reforço de quatro novos submarinos e de fragatas classe Tamandaré. O primeiro submarino será recebido pela esquadra brasileira até o final deste ano, enquanto as três outras embarcações serão finalizadas no decorrer de 2022. A construção de submarinos é tida como indústria estratégica pelo governo brasileiro, que impulsiona o desenvolvimento industrial e tecnológico, além de prover treinamento e patrulhamento ostensivo na imensa costa brasileira.

“Esse é o sistema de gerenciamento da Amazônia Azul. Todo esse patrimônio brasileiro precisa de um sistema de gerenciamento e coordenação que enxergue tudo do alto, de lado, de baixo”, disse o comandante da Marinha em entrevista na terça-feira (8 de junho de 2021) ao programa “A Voz do Brasil.” Almir Garnier informou, que um dos papéis da Marinha é definir as fronteiras marítimas brasileiras pela presença de navios e contingente em vigília constante, que monitoram e defendem interesses nacionais de acordo com a legislação vigente.

Conheça as necessidades básicas do Brasil, entenda o Poder Nacional, Livro Branco de Defesa Nacional, Política Nacional de Defesa (PND), Estratégia Nacional de Defesa (END), Tarefas do Poder Naval, Defesa Nacional e Poder Naval: uma síntese reflexiva e Dissuasão, Elemento material: submarino e os conflitos armados.

SUBMARINO NUCLEAR BRASILEIRO: vetor catalisador dos setores estratégicos da defesa nacional in:

CAEPE.42 TCC VF submarino nuclear

COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *