Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará, emite sua análise em uma importante publicação do comando da Marinha sobre o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Comandante.mb escreveu no Instagram:
Mais uma vez, o meu conterrâneo baiano Rick Nunes nos brinda com a sua bela arte, desta vez homenageando os 40 anos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Autor Rick Nunes
Conduzido de maneira tenaz e com muito sucesso pela nossa Marinha desde a sua criação, em 1982, o PROANTAR tem como principal propósito a promoção da pesquisa científica na região antártica, berço de uma incrível biodiversidade e origem de fenômenos naturais que atingem o território nacional, influenciando o clima e as condições de vida no nosso país.
O Brasil aderiu ao Tratado Antártico em 1975 e realizou, em dezembro de 1982, a 1ª Operação Antártica, possibilitando que fosse aceito como Parte Consultiva do Tratado da Antártica já no ano seguinte, o que assegura a participação do país nos processos decisórios relativos ao futuro daquele continente.
Viva o Brasil! Viva a Marinha! ⚓️
Neste artigo observa-se que o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos originário do Rio de Janeiro é cidadão Baiano.
Na época em que comandou o 2º Distrito Naval por dois anos, foi agraciado pela hospitaleira sociedade baiana com: a Comenda 2 de Julho (a maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia), a Medalha Thomé de Souza (Câmara Municipal de Salvador), a Medalha do Mérito Policial-Militar do Estado da Bahia, a Medalha do Mérito Policial Civil do Estado da Bahia, a Medalha Especial de Mérito da Magistratura da Bahia – TJBA 410 anos, a Medalha Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia – Comenda Ministro Coqueijo Costa e a Medalha Devocional do Senhor Bom Jesus do Bonfim; além dos títulos de cidadão soteropolitano e cidadão baiano. Demonstrou em sua administração a condição de um militar na defesa da pátria e projetou o poder de articulação na sociedade com bons frutos semeados e respeito da comunidade do Estado da Bahia.
Atestamos que o baiano Rick Nunes nos brinda com a sua bela arte, conforme exposto do PROANTAR, Comandante Ferraz, Marinha do Brasil, Antártica com os pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri).
Quando foi composto “PROANTAR, Comandante Ferraz, Marinha do Brasil, Antártica”, emergiu em nossa memória o artigo publicado ontem sobre: Therezinha de Castro, Antártida, Geopolítica, Submarino Nuclear do Brasil e Heróis da Pátria, in: https://adesgce.org/2022/01/31/therezinha-de-castro-antartida-geopolitica-submarino-nuclear-do-brasil-e-herois-da-patria/
Esta sinergia demonstra sobre a Geopolítica do Brasil com a relevante teoria de Therezinha de Castro com o propósito de coordenar as atividades antárticas, o governo brasileiro estabelecendo o Programa Antártico – PROANTAR.
PROANTAR sob coordenação do Ministério da Marinha cujas atribuições consistiu em: organizar as séries de expedições científicas denominadas “Operação Antártica”, envolvendo a Marinha, órgãos governamentais, universidades e institutos de pesquisas; construção e manutenção da Estação “Comandante Ferraz”, localizada na Baía do Almirantado, Ilha Rei Jorge e inaugurada em 1984; atividades científicas relacionadas a pesquisas meteorológicas, biológicas, geológicas, geofísicas e oceanográfica.
Therezinha de Castro e a teoria da defrontação na Antártida, um de seus relevantes artigos no passado que retrata a visão de futuro desta eminente Brasileira, publicado em 1956.
Nossos cumprimentos a Marinha do Brasil, Therezinha de Castro e Rick Nunes.
COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SER