“Estive enfermo e me visitaste” (Mt 25, 36)
A Associação dos Diplomado da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará, nos estudos da Escola Superior de Guerra identifica que a Pessoa Humana é importante para todos os que habitam este planeta.
O Lar Nossa Senhora de Fátima é formado pela família religiosa das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, localizado na Rua Teresa Cristina, 460, Centro, em Fortaleza. Convive diuturnamente na proposta de acolhimento provisório para doentes de Câncer e suas famílias em trânsito e sem condições de autossustento. O Lar Nossa Senhora de Fátima é formado pela família religiosa das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena.
Santa Catarina de Sena
O Lar Nossa Senhora de Fátima atende pessoas do Estado do Ceará e de todo o país. Com uma capacidade de acolhimento de mais de 90 pessoas por dia, operacionaliza ações que possibilitam uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
O espaço físico conta com estrutura adequada, com hospedagens individuais, refeições diárias, rodas de conversa, terapia ocupacional, além de ações voltadas à espiritualidade
Segundo a Escola Superior de Guerra: “no desenvolvimento do ser humano na história, a compreensão do Homem como Pessoa Humana constitui-se em enorme avanço. O mundo pagão não registra a ideia de pessoa, como oponível, em todos os sentidos, a coisa. Um ser é uma Pessoa Humana quando é capaz de ter discernimento sobre si, sentindo-se responsável pelo que faz e compreendendo que há radical diferença entre o que faz e os efeitos da ação de uma força mecânica ou da ação instintiva de animais. Dotada de razão, de consciência de si, de natural abertura ao mundo, aos homens e a Deus, de capacidade para distinguir o falso do verdadeiro, o bem do mal, em si e fora de si (consciência moral), a pessoa participa, necessariamente, do concerto intelectual e moral da humanidade”.
Assim, todos os valores do Homem gravitam forçosamente em torno da Pessoa Humana — dimensão definidora da dignidade do Homem e da sociedade humana — de tal sorte que a própria ideia-valor da igualdade fundamental de todos os homens deriva da aceitação de que todos nascem iguais, dotados de uma mesma dignidade de Pessoa Humana, sagrada e inviolável, na medida em que compartilham de um mesmo patrimônio moral e espiritual.
Segundo a concepção cristã, majoritária em nossa cultura, é o ser espiritual que faz da pessoa uma realidade sacra, intocável, já destinada desde o primeiro instante de sua existência a uma duração eterna. A Pessoa é, assim, um valor absoluto, uma realidade intrinsecamente não manipulável, intimamente livre e soberana, que não pode sofrer constrangimentos ou qualquer violência, da política ou da tecnologia, do Estado, dos partidos ou da religião.
Aos poucos, a questão vai-se deslocando do plano filosófico para o plano sociocultural, onde aparece o lado sociológico e funcional da Pessoa: a personalidade.
Trata-se do produto cultural mais completo, resultante do processo de socialização, que é exercitado por todos os agentes e todas as agências sociais permanentemente, notadamente, é claro, a família e as organizações da instituição educacional. Enquanto a contribuição da educação é bastante conhecida, a da família nem sempre é revelada na inteireza de sua dimensão.
A Associação dos Diplomado da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará, solicita sua atenção e ação para que possamos apoiar esta bondosa entidade, Lar Nossa Senhora de Fátima por meio de nota fiscal onde rogamos sua inscrição no site:
https://suanotatemvalor.sefaz.ce.gov.br/app/#/services/usuario/cadastro
e posicionar o Lar Nossa Senhora de Fátima como instituição favorita.
Ou por sua caridosa doação:
CEF AG: 2183 C/C: 3067-4 Operação 003
CNPJ: 06.845.408/0017-08
Rua Teresa Cristina, 460 – Fortaleza – CE
Tel: (85) 3212-1553
Ou por meio do pix: 06.845.408/0017-08, vai para o Lar Nossa Senhora de Fátima com o nome de fantasia “Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social – AMBEAS
Segundo o Pe. Gilmar Antônio Aguiar, M. I, a doença e a enfermidade são realidades inerentes à condição humana. Todo ser humano já passou, está passando ou passará por uma experiência de doença. Isso revela que, em nossa condição de seres humano, não fugiremos da experiência da dor e do sofrimento. No entanto, a todo momento, buscamos dar um sentido aquilo que vivemos, seja na alegria, seja na tristeza. Em si, dor e sofrimento não têm sentido, mas podem ser meios para a busca do sentido da existência. Essa realidade nos aponta para aquilo que tem verdadeiro sentido: a vida. O existir traz a possibilidade da realização pessoal, da felicidade.
As Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena no Lar Nossa Senhora de Fátima diuturnamente atendem com amor e caridade seus irmãos e irmãs enfermos. O cuidado para com o outro é uma expressão concreta de que o verbo amar, que não pode derivar-se em sentimento apenas, mas em atitudes e condutas que geram vida. Assim, é em Cristo que buscamos e encontramos o modelo e o sentido para o cuidado, pois, viveu em tudo o amor a Deus e ao próximo, numa atitude solidária que se faz serviço junto aos mais vulneráveis e empobrecidos, de modo especial, os doentes.
A Congregação
“A Providencia Divina jamais falta ao homem em nada, sob a condição de que ele a aceite. Somente estará ausente para os que se desesperam ou confiam em si mesmos.” (Sta. Catarina de Sena)
Savina Petrilli, em 1873 reuniu-se com três companheiras em uma casa pequena e simples, situada na Via Diacceto, onde morava a família Petrilli, e, ali, dá início à Família Religiosa, que se chamou de Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena.
No dia 7 de setembro de 1874, dia da vigília da festa da Natividade de Maria Santíssima, a comunidade nascente transferiu-se para a nova sede, na Via Baroncelli, sem levar nada consigo, mas com o coração cheio de esperança. Sena torna-se, então, o berço da nova Congregação.
Savina sente-se profundamente amada por Jesus, tanto que acolhe como seu o sonho de anunciar o Reino de Deus em todo o mundo. Com o mesmo ardor de Catarina de Sena, decide dedicar-se, especialmente, aos pobres para ajudá-los, amando-os sem medida e sem recompensa.
Para escrever as belas páginas dessa nossa história, a Providência vai ao encontro de Savina, através de alguns personagens eminentes, como o Cardeal Ricci Paracciani, o Marquês Bichi Ruspoli e a Nobre Senhora Anna Saracini. Estas pessoas foram para Savina coração e mãos de Deus.
“Tudo é pouco por Jesus” é o lema de Madre Savina. O amor por Jesus a conduz rumo a horizontes sem limites, com um dom que se renova no dia-a-dia, em profundidade e beleza.
Com 72 anos, Madre Savina voltou à casa do Pai, oferecendo-se serenamente a Jesus sacerdote e vítima, no altar da dor, deixando-nos um exemplo luminoso de mulher sábia, contemplativa-operante, um estilo de vida simples, vivido à luz da fé e da obediência.
Conheça as atividades das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena no Lar Nossa Senhora de Fátima!
COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SER