“Honra é a força que nos impele a prestigiar nossa personalidade. é o sentimento avançado do nosso patrimônio moral, um misto de brio e de valor. Ela exige a posse da perfeita compreensão do que é justo, nobre e respeitável, para elevação da nossa dignidade; a bravura para desafrontar perigos de toda ordem, na defesa da verdade, do direito e da justiça.”
Joaquim Marques Lisboa – Patrono da Marinha.
Dra. Selma Garnier, Almirante Garnier e Procurador Barros Leal
Na Cerimônia de Transmissão do Comando da Marinha ao Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o Procurador de Justiça Militar, Alexandre José de Barros Leal Saraiva representou a Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra do Estado do Ceará. A cerimônia foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais onde assumiu o cargo de Comandante da Marinha o ilustre colaborador emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra do Estado do Ceará.
Almirante de esquadra, Almir Ganirer do Santos, 60 anos de idade, era o secretário-geral do Ministério da Defesa antes de assumir o comando da Marinha.
Natural do Rio de Janeiro, Garnier ingressou na Escola Naval em 1978 e concluiu o curso de formação de oficial em 1981 como primeiro colocado no Corpo da Armada.
O então Capitão de Corveta Garnier concluiu o Curso de Estado -Maior para Oficiais Superiores em 1998, obtendo a primeira colocação. Possui ainda o curso de Master of Business Administration (MBA) em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD (2008) e o Curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval, concluído com menção honrosa, em 2008.
O almirante realizou os cursos da carreira militar e ainda concluiu mestrado em pesquisa operacional e análise de sistemas na Naval Postgraduate School (NPS), nos EUA, e MBA em gestão internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ao longo da carreira, Garnier serviu em embarcações como as fragatas Independência e União e o Navio-Escola Brasil. Também comandou o navio de apoio logístico Almirante Gastão Motta. Ganier ainda comandou a Escola de Guerra Naval e o 2º Distrito Naval.
É coautor de dois livros na área de gestão de logística e da cadeia de suprimentos. Atuou como palestrante convidado de logística e gerenciamento de projetos, por mais de doze anos, nos programas de graduação e de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas.