O Governo do Ceará segue avançando no processo de regionalização das forças de segurança pública, levando para cada vez mais perto da população seus serviços. Na tarde dessa terça-feira (14), foi inaugurada mais uma base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que vai auxiliar no trabalho de policiamento, assim como também no resgate aeromédico, entre outros. O investimento na compra de equipamentos foi de quase R$ 2 milhões. Esta foi a quinta base entregue pelo Estado. Antes, foi a vez de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
No Vídeo, simulação de ocorrência de salvamento veicular com vítimas presas as ferragens, estabilização e transporte aeromédico, envolvendo CIOPAER, CBMCE e SAMU, durante a inauguração da base da CIOPAER em Crateus!
O governador Camilo Santana disse que, assim como fez na saúde e na educação, descentralizando os serviços, colocou a regionalização no planejamento da segurança pública e, hoje, entrega mais um equipamento para auxiliar nesse trabalho. “Quando assumi o governo nós só tínhamos uma base da Ciopaer, lá em Fortaleza. Inauguramos no Cariri, Quixadá e Sobral, todas com helicóptero 24 horas. E, aqui, estamos inaugurando a quinta base. Serão 17 municípios atendidos”, informou o chefe do Executivo estadual.
“Além disso, vai transportar pessoas com problemas de saúde. Temos todos os equipamentos para colocar pacientes e transportá-los aqui da região para outro hospital que tenha o suporte. É por isso que vai ter médico aqui 24h para atender e ajudar a salvar vidas da população de Crateús e região”, reforçou Camilo, ao comentar sobre outras funções que serão cumpridas pela base da Ciopaer.
A nova unidade prestará atendimento em todos os municípios do Sertão de Crateús, além de Quiterianopólis, Tauá, Parambu e Croatá. Sua estrutura conta com base operacional, área de resguardo de aeronaves, sala de armas e de comando, hangar, galpões para estocagem de combustível e sala de oficina e manutenção. A base vai contar, diariamente, com o trabalho de 12 a 15 profissionais, envolvendo pilotos, mecânicos e socorristas. Com a nova unidade, o tempo máximo para que uma aeronave no Ceará chegue ao local da ocorrência chamada será diminuído, aumentando a eficiência.
“A gente veio para dar esse apoio à população e aos demais municípios que estejam na abrangência dessa nossa nova base. A nossa pretensão é diminuirmos o tempo resposta para, no máximo, 30 minutos até o sinistro que esteja mais distante da base”, informou o tenente coronel Fernando Oliveira, que vai comandar a Ciopaer de Crateús. De início, a unidade contará com um helicóptero e, depois, receberá o reforço de mais uma aeronave.
Atualmente, a Ciopaer possui nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210. “Nenhum estado do país tem a frota de aeronaves que o Ceará tem para atender a sua população”, enalteceu Camilo Santana. Ao todo, são 153 profissionais divididos entre as cinco bases, realizando o patrulhamento ostensivo e policial, além das missões aeromédicas, por meio de uma atuação integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará. Nos 11 primeiros meses de 2021, a coordenadoria da SSPDS totalizou 2.055 horas de voo, que resultaram em 435 missões policiais e 159 transportes aeromédicos.
Participaram também da solenidade o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, os comandantes-geral Márcio Oliveira (Polícia Militar), Ronaldo Roque (Bombeiros Militar) e Ronaldo Pires (Ciopaer), Eliana Lima, diretora-geral do Samu, além dos deputados estaduais, Walter Cavalcante, Queiroz Filho e Jeová Mota. Lideranças da região também compareceram ao evento.
Aeromédico
A Ciopaer também está à disposição da população com suas missões aeromédicas que acontecem por meio de uma parceria entre as secretarias da Segurança e da Saúde.
As aeronaves da Ciopaer possuem a capacidade de transportar pacientes e dispõem de aparelhos que apenas o Exército dos Estados Unidos da América e o clube de automobilismo alemão Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (Adac) possuem.
“Nós temos aeronaves biturbinas que permitem deslocamento para áreas de acesso remoto, e dentro disso, a gente realiza resgate com equipamento de uma UTI (unidade de terapia intensiva) aérea. Nós temos monitores, desfibriladores, a possibilidade de entubar pacientes e de realizar a ventilação mecânica durante o transporte, com qualidade”, explica Antônio Emílio, médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Duas aeronaves possuem UTIs embarcadas e são utilizadas para diversos trajetos para o atendimento aeromédico no Estado. Outros dois modelos H135, embarcados com equipamentos portáteis/móveis, também estão habilitados para realizar o serviço que salva vidas e encurta o tempo de socorro do traslado entre hospitais no Ceará.
Assim, atestamos esta descentralização em benefício do povo cearense com sinergia e articulação entre a Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Defesa Civil, Secretaria de Saúde e SAMU.
A Delegacia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará faz uma referência elogiosa ao Cel Antônio Nivardo Monteiro Viera por haver incluído esta iniciativa e provocar um nível de excelência no CIOPAER com seus projetos.
Em 2010, o então Ten Cel Antônio Nirvando Monteiro Viera apresentou um projeto para aquisição de aeronaves através de um convênio do Brasil com a Alemanha. Com essa iniciativa o Estado do Ceará recebeu o 1º helicóptero Biturbina, EC135.
O Ten Cel Antônio Nirvando Monteiro Viera esteve na Alemanha com os pilotos, Barreto, Nóbrega e Wellington com dois praças de manutenção para treinamento. Depois, foram adquiridas três aeronaves EC145 para duas macas e UTI aérea com segurança de rotores. Foram mais 12 (doze) pilotos para a Alemanha e mais seis mecânicos para manutenção das aeronaves de asa rotativas. Em 2018 veio a versão de dois helicópteros H135 versão mais moderna do EC135 ou sejam o Ceará dispõem de 06 aeronaves Biturbinas. O Estado do Ceará desponta no Brasil com uma frota mais bem equipadas.
Fonte:https://www.sspds.ce.gov.br/ e https://www.infodefensa.com/