O médico e gestor de Defesa Civil, Raimundo Gomes de Matos foi nomeado para o cargo comissionado de Diretor de Planejamento e Articulação de Políticas – DPLAN da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.
Raimundo Gomes de Matos é filho de Pedro Gomes de Matos Júnior e Salaberga Torquato Gomes de Matos.
Nas eleições de 2002, foi reeleito deputado federal pelo PSDB, mas antes mesmo de iniciar a nova legislatura, licenciou-se, em janeiro de 2003, para exercer, a convite do governador do estado do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), o cargo de Secretário de Estado de Ação Social e gestor da Defesa Civil do Estado do Ceará.
Raimundo Gomes permaneceu no Executivo cearense até março de 2006, retornando à Câmara.
Quando no comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (2003 a 2006), edificamos um trabalho sinérgico com a defesa da comunidade, coordenada pelo Secretário de Estado de Ação Social e gestor da Defesa Civil do Estado do Ceará.
Naquele período as cidades castigadas por enchentes em 2004 sofrem com seca em 2005.
O problema da seca e da estiagem se agravou em alguns municípios do Nordeste que estão desde o ano anterior sem local para armazenar água. No mesmo período de 2004, esses municípios sofreram com abundância de água por causa das enchentes que atingiram a região e destruíram muitos açudes, barragens e poços.
No Ceará, pelo menos 22 municípios dos 53 que sofrem com a seca estão com problema de abastecimento de água na área rural e foi solucionado pelo secretário estadual de Ação Social, Raimundo Gomes de Matos.
Em 2005, a Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu 531 decretos de situação de emergência e calamidade pública por esse motivo. No mesmo ano, foram reconhecidos 812 por causa das chuvas.
Em conjunto realizamos o programa FOME ZERO COM A PETROBRÁS. Foram doados 1.280 (hum mil duzentas e oitenta) cestas básicas aos desabrigados das cidades mais atingidas pelas chuvas em nosso Estado. A solenidade realizou-se no auditório da LUBNOR (Lubrificantes do Nordeste) com o Dr. Raimundo Gomes de Matos, Secretário de Ação Social, e Defesa Civil, Cel Duarte Frota, Comandante Geral da Corporação, o Sr. Fernandes Cantalejo, Superintendente da Petrobrás no Ceará, o comandante do 1º Grupamento de Bombeiros, Maj Cleyton, funcionários da empresa e jornalistas da imprensa local.
Concomitantemente a empresa Pão de Açúcar dou para a Campanha Ceará Solidário, 11 (onze) toneladas de alimentos para os desabrigados das enchentes no ano de 2004.
Em 2014, O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, abriu a etapa final da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC). A solenidade, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, contou com a presença do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Adriano Pereira; do ministro das Cidades, em exercício, Carlos Fernandes; do representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), embaixador Jorge Chediek; do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE); de representantes do Ministério da Integração, e de delegados eleitos durante as etapas preparatórias da 2ª CNPDC.
Com a missão de representar, nestes quatro dias de trabalho, mais de 30 mil brasileiros que estiveram envolvidos no processo conferencial iniciado em novembro de 2013, os cerca de 1,4 mil delegados, onde participamos junto com Raimundo Gomes de Matos com o aprimoramento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A nova edição da Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil tem como objetivo a promoção e o fortalecimento da participação, do controle social e da integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista os novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil.
Delegados e delegadas apresentaram a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária – 1ª CNDC; promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e defesa civil; avaliar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei 12.608/12; propor princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC; bem como fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Em 2018, o Deputado federal Raimundo Gomes de Matos cedeu a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), no dia 30 de novembro, duas motos aquáticas adquiridas com recursos de emenda parlamentar elevando o poder operacional da marinha do Brasil.
Cabe à Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas (DPLAN) da Sudene articular com órgãos públicos e instituições representativas da sociedade a proposição de estratégias, diretrizes e prioridades para orientar a elaboração de planos, programas e projetos; articular a formulação de diretrizes que promovam a diferenciação regional das políticas federais; propor programas e ações setoriais para o desenvolvimento regional.
Sabemos que a Etapa de Análise do Poder inicia-se com o exame dos Planos em Vigor, quando serão avaliadas a eficiência e a eficácia dos planos, programas e projetos em curso. Esta análise visa conhecer:
- os diversos programas e projetos prioritários;
- os resultados já obtidos e os esperados; e
- o desempenho das diversas instituições, públicas e privadas, na execução dos planos nacionais e os mecanismos de sua coordenação, acompanhamento e avaliação.
A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará, congratula a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE em ter em sua administração, o relevante administrador Raimundo Gomes de Matos.
Foi autor da Emenda Constitucional que assegurou o piso salarial nacional para os agentes de saúde e agentes de combate às endemias.
COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO