Se o Brasil não dispuser de capacidade tecnológica, estará em grande desvantagem em seu poder de dissuasão.
Rubens Barbosa – Presidente do centro de defesa e segurança nacional
O Atobá pode ser usado para monitorar a floresta Amazônica, nossa faixa oceânica e cuidar do país fiscalizando o desmatamento, as queimadas, e poluidores institucionais dos nossos mares
Hoje, 14 de janeiro, às 16h, o CEO da Stella Tecnologia, empresa que fabrica o Drone Atobá, Gilberto Buffara Junior, realizou uma palestra sobre a indústria das aeronaves não tripuladas e sobre o desenvolvimento do Atobá. O maior drone fabricado no Brasil, será exposto ao público pela primeira vez no Rio Innovation Week 2022.
O Drone Atobá pesa 500 kg, mede 11 metros entre uma asa e outra, e pode voar por até 28 horas levando equipamentos de monitoramento pesando 70 kg. O Atobá pode ser usado para monitorar a floresta Amazônica, nossa faixa oceânica e cuidar do país fiscalizando o desmatamento, as queimadas, e poluidores institucionais dos nossos mares.
O Rio Innovation Week é o mais completo evento de inovação e tecnologia já realizado na América Latina e acontecerá entre os dias 13 e 16 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. A agenda já tem confirmados mais de 500 palestrantes, além da presença de 1.000 startups e 190 expositores.
A grade de palestras do Rio Innovation Week será dividida por 19 palcos segmentados por mercados de atuação. Entre os keynotes confirmados estão nomes como: Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que leva turistas civis para o espaço e que irá conversar com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes; Steve Wozniak, cofundador da Apple; Francis Suarez, prefeito de Miami, que participará de conversa junto com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação, incentivando a geração de novos negócios e a instalação de empresas focadas em novos modelos de atuação; Cinthya Ruys – Sony Music; Álvaro Rodriguez – Suzano; André Miceli – MIT Technology Review Brasil; Anita Fiori de Abreu – BID; Bruno Stefani – Ambev entre muitos outros.
Sobre a Stella Tecnologia
A Stella Tecnologia é uma empresa acreditada pelo Ministério da Defesa como EED (Empresa Estratégica de Defesa). Foi fundada em 2015 por Eudes de Orleans e Bragança e Gilberto Buffara Junior com o intuito de desenvolver tecnologias críticas e inéditas no país na área de sistemas aéreos não tripulados.
No ano de 2008, o decreto de número 6.703 estabeleceu a Estratégia Nacional de Defesa, que traçou diretrizes para a modernização e fortalecimento das Forças Armadas Brasileiras, tendo em vista a segurança nacional. Um dos principais pontos dessa estratégia é o credenciamento e o apoio às chamadas Empresas Estratégicas de Defesa, as EEDs.
A Associação dos Diplomados da Escolas Superior de Guerra atesta, conforme a Escola Superior de Guerra- ESG, que a Expressão Científica e Tecnológica do Poder Nacional representa a manifestação deste Poder nos setores da ciência e da tecnologia. Engloba todas as atividades relacionadas à geração, disseminação e aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Compreende, essencialmente, os homens que atuam e os meios que são utilizados naqueles setores, caracterizando a capacitação nacional em ciência e tecnologia.
Um fator essencial, importantíssimo no desenvolvimento científico e tecnológico, é o nível de realização de pesquisas, nas universidades, e de pesquisas e desenvolvimento experimental, nas empresas. A qualidade e produtividade das universidades, em termos de geração de conhecimentos e de formação de recursos humanos, e a das empresas, no que se refere à inovação e à qualidade dos produtos, enriquecem-se em função da intensidade com que são realizadas as pesquisas básicas, aplicadas e o desenvolvimento experimental, nessas organizações e em particular da Stella Tecnologia.
A Stella Tecnologia capitaliza a Projeção do Poder Nacional. Projeção do Poder Nacional pode decorrer naturalmente ou como resultado desejado de uma afirmação pacífica de presença no contexto internacional, sendo resultante de manifestações de todas as Expressões do Poder Nacional, tal como projeção científica-tecnológica e militar.
A empresa, localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, possui atualmente capacidade produtiva para quatro aeronaves por ano. Seus laboratórios permitem testes e ensaios de materiais, recursos fundamentais para o desenvolvimento de produtos aeronáuticos em de alta tecnologia.
COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO
Fonte: MundoGEO, Stella Tecnologia e Adesg Ce