Nobre guerreiro, Cel Lorenzo Harris é formado na Academia Militar dos Estados Unidos, conhecida também como Academia de West Point e piloto de “Aeronave de asa rotativa” de combate.
Atualmente está adido militar de defesa do Estados Unidos da América no Brasil, concluindo a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, em 2003, e em 2016 o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra.
Cel Lorenzo Harris formado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia-CAEPE da Escola Superior de Guerra com Delegado do Ceará na embaixada Americana
Em 2004 quando major, como oficial de ligação do United States Military Liaison Office (USMLO) sob o comando do Col USAF Antônio Rebelo, apoiou-nos com diversas visitas de estudos na órbita da segurança pública e defesa civil na Federal Emergency Management Agency, Texas A&M Engineering Extension Service- TEEX, U.S. Coast Guard Training Center, Yorktown, Florida Division of Emergency Management (DEM), Texas Baptist Men, The National Fire Protection Association (NFPA), momento em que o Delegado da ADESG CE, Cel BM José Ananias Duarte Frota estava Presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil.
Um fato histórico importante foi de introduzir o Sistema do Comando de Incidentes (ICS) no Brasil.
A Liga Nacional dos Corpo de Bombeiros Militares do Brasil deslocou-se em 2005 para o U.S. Coast Guard Training Center em Yorktown na Vigínia e naquele centro de referência, conhecemos o Incident Command System (ICS), Sistema do Comando de Incidentes. Na época estava na gestão o Comandante J. Scott Burhoe, do Coast Guard Training Center em Yorktown’s que alcançou o posto de Rear Admiral bem como o coordenador de relações internacionais Mr. Tim Clements que continua na ativa e apoia até hoje as tratativas de intercâmbio.
Ao retornar ao Brasil o presidente da LIGABOM, Cel BM José Ananias Duarte Frota, considerando a importância do tema, dialogando com o Coronel Antônio Rebelo, Chefe do USMLO, objetivou retornar ao USCG Training Center, desta feita com a presença do então Secretário Nacional da Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa. A pretensão da LIAGABOM era de que o Secretário, ao conhecer e avaliar in loco a importância do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), na condição de Coordenador do Sistema Nacional de Segurança Pública, estabelecesse no Brasil doutrina assemelhada.
Em janeiro de 2005, a LIGABOM retorna com o Secretário Luiz Fernando Corrêa ao Centro de Ensino da Guarda Costeira em Yorktown, onde foi concretizado o intercâmbio para formação de instrutores no Brasil.
No Centro de treinamento da Guarda Costeira em Yorktown o presidente da LIGABOM, em 2005 outorgou com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa a machadinha de honra em nome dos Bombeiros Brasileiros ao Comandante Captain J. Scott Burhoe.
Trabalhamos com Cel Lorenzo Harris, na época no USMLO quando Major em Brasília e como o Tim Clements no US COAST GUARD para iniciar o ICS no Brasil.
Agradecemos ao Cel Lorenzo Harris, Tim Clementes, e seus instrutores da Guarda Costeira dos Estados Unidos Kenneth Mills – Kida L. Namada e Daniel Vazquez que estiveram no Brasil iniciando este relevante trabalho.
Formandos como Instrutores: Daniel Vazquez, Kenneth Mills, Kida L. Namada Guarda Costeira/US Coast Guard e direita sentado o então Major Lorenzo Harris a direita na foto sentado.
Outro fato com o Cel Harris em 2006 servindo como major no Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos (United States Military Liaison Office -USMLO) e com apoio do seu chefe o Coronel da Força Aérea Americana, Antônio Rebelo aprovaram uma viagem de estudo aos Estados Unidos do Curso de Altos Estudos Estratégicos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CAEE/2006).
O objetivo era que os futuros coronéis das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros do Brasil aumentassem sua visão de prospecção conhecendo setores importantes de defesa civil e segurança pública. Seria salutar que os oficiais do Cursos de Altos Estudos Estratégico com apoio do Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos (United States Military Liaison Office -USMLO) fossem pelas excelentes condições fornecidas pela Embaixada Americana.
O Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos, cedeu o Major Lourenzo Harris e o Cap Brent Dood, para acompanhar a equipe de educandos e professores, realizando a configuração da visita no Federal Emergency Management Agency – FEMA, Texas Engineering Extension Service – TEEX, Texas Baptist Men, Police Department Dallas/Texas e Firefight Academy.
O Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos alugou dois ônibus nos locais das visitas para deslocamento da tropa.
Diante do exposto, o Curso de Altos Estudos Estratégicos (CAEE/2006), realizou no período de 05 a 13 de agosto de 2006, a viagem técnica de estudo que teve como objetivo valorizar e complementar o nível de conhecimento individual e coletivo dos oficiais alunos, baseado no avanço tecnológico e nas experiências de Dallas, College Station e Houston dos Estados Unidos da América, nas áreas específicas, inerentes à atividade de Bombeiro, Defesa Civil e Segurança Pública.
Relevante o valor profissional inquestionável, abertura de intercâmbio para o desenvolvimento das atividades de segurança pública, apreciação e conhecimento quanto aos aspectos de atividade voluntária, inclusão social e do gerenciamento de crises, resultados positivos de interação social e técnico-profissional e qualidade no serviço à comunidade.
Os locais visitados foram:
- Federal Emergency Management Agency – FEMA
- Texas Engineering Extension Service – TEEX
- Texas Baptist Men
- Police Department Dallas/Texas
- Firefight Academy
A visita ao referido país forneceu aos Oficiais-Alunos do CAEE/2006 uma visão diferenciada da gerência de Corporações. Desta forma, foi possível conhecer e interpretar os desafios contemporâneos, adquirindo conhecimentos que devidamente empregados, fomentarão uma nova mentalidade dos Oficiais representantes dos Estados que participam do curso no Estado do Ceará.
A delegação foi composta pelos Oficiais do Escritório de Ligação Militar, Maj Harris e Cap Dodd e mais 38 (trinta e oito) oficiais, sendo 03 (três) Oficiais Superiores, 34 (trinta) Oficiais-Alunos integrantes de 07 (sete) Unidades Federativas e 01 (um) Oficial Intermediário.
Temos que reconhecer os valores dos Estados Unidos da América nas pessoas do amigo falecido e saudoso, Coronel da Força Aérea Americana, Antônio Rebelo e dos atuais componentes da Embaixada Americana.
Em sua memorável administração antes de seu falecimento, o nobre Antônio Rebelo proporcionou a inclusão dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e das Polícias Militares nas atividades do Escritório de Ligação Militar.
Iniciamos um novo processo de intercâmbio e capacitação de nossos recursos humanos com as agências de Segurança Púbica e Defesa Civil na época com suporte de seus ilustres assessores: Majores Frederick Barrett e Lorenzo Harris, o Capitão Brent Dodd e a Brígida Carvalho que cederam seu tempo em alicerçar este intercâmbio em prol do bem comum.
Finalizamos com o pensamento do escritor norte-americano John Schaar: “O futuro não é um lugar para onde estejamos indo, mas um lugar que estamos criando; o caminho para ele não é encontrado, mas construído, e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino.”
Memórias da viagem
COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO