A ADESG CE analisa o texto do Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos no Instagram sobre os 40 anos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará, emite sua análise em uma importante publicação do comando da Marinha sobre o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Comandante.mb escreveu no Instagram:

Mais uma vez, o meu conterrâneo baiano Rick Nunes nos brinda com a sua bela arte, desta vez homenageando os 40 anos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Autor Rick Nunes

Conduzido de maneira tenaz e com muito sucesso pela nossa Marinha desde a sua criação, em 1982, o PROANTAR tem como principal propósito a promoção da pesquisa científica na região antártica, berço de uma incrível biodiversidade e origem de fenômenos naturais que atingem o território nacional, influenciando o clima e as condições de vida no nosso país.

O Brasil aderiu ao Tratado Antártico em 1975 e realizou, em dezembro de 1982, a 1ª Operação Antártica, possibilitando que fosse aceito como Parte Consultiva do Tratado da Antártica já no ano seguinte, o que assegura a participação do país nos processos decisórios relativos ao futuro daquele continente.

Viva o Brasil! Viva a Marinha! ⚓️

Neste artigo observa-se que o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos originário do Rio de Janeiro é cidadão Baiano.

Na época em que comandou o 2º Distrito Naval por dois anos, foi agraciado pela hospitaleira sociedade baiana com: a Comenda 2 de Julho (a maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia), a Medalha Thomé de Souza (Câmara Municipal de Salvador), a Medalha do Mérito Policial-Militar do Estado da Bahia, a Medalha do Mérito Policial Civil do Estado da Bahia, a Medalha Especial de Mérito da Magistratura da Bahia – TJBA 410 anos, a Medalha Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia – Comenda Ministro Coqueijo Costa e a Medalha Devocional do Senhor Bom Jesus do Bonfim; além dos títulos de cidadão soteropolitano e cidadão baiano. Demonstrou em sua administração a condição de um militar na defesa da pátria e projetou o poder de articulação na sociedade com bons frutos semeados e respeito da comunidade do Estado da Bahia.

Atestamos que o baiano Rick Nunes nos brinda com a sua bela arte, conforme exposto do PROANTAR, Comandante Ferraz, Marinha do Brasil, Antártica com os pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri).

Quando foi composto “PROANTAR, Comandante Ferraz, Marinha do Brasil, Antártica”, emergiu em nossa memória o artigo publicado ontem sobre: Therezinha de Castro, Antártida, Geopolítica, Submarino Nuclear do Brasil e Heróis da Pátria, in: https://adesgce.org/2022/01/31/therezinha-de-castro-antartida-geopolitica-submarino-nuclear-do-brasil-e-herois-da-patria/

Esta sinergia demonstra  sobre a Geopolítica do Brasil com a relevante teoria de Therezinha de Castro com o propósito de coordenar as atividades antárticas, o governo brasileiro estabelecendo o Programa Antártico – PROANTAR.

PROANTAR sob coordenação do Ministério da Marinha cujas atribuições consistiu em: organizar as séries de expedições científicas denominadas “Operação Antártica”, envolvendo a Marinha, órgãos governamentais, universidades e institutos de pesquisas; construção e manutenção da Estação “Comandante Ferraz”, localizada na Baía do Almirantado, Ilha Rei Jorge e inaugurada em 1984; atividades científicas relacionadas a pesquisas meteorológicas, biológicas, geológicas, geofísicas e oceanográfica.

Therezinha de Castro e a teoria da defrontação na Antártida, um de seus relevantes artigos no passado que retrata a visão de futuro desta eminente Brasileira, publicado em 1956.

Nossos cumprimentos a Marinha do Brasil, Therezinha de Castro e Rick Nunes.

 

COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SER

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *