RENER(Serviços da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores) e Defesa Civil no Estado do Ceará

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, conduz atividades acadêmicas e aos estudos conjunturais na forma como são conduzidos na Escola Superior de Guerra (ESG), relacionados com a Defesa, a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais.

Conforme a Escola Superior de Guerra: Expressões do Poder Nacional: embora o Poder Nacional seja uno e indivisível, para fins didáticos ele é estudado em cinco aspectos, denominados Expressões, que correspondem às diferentes formas pelas quais o Poder Nacional se manifesta junto aos ambientes externo e interno. Tem-se assim, as expressões: Política, Econômica, Psicossocial, Científico-Tecnológica e Militar.

Se não o mais importante, pelo menos o mais notório elemento do Bem-Estar é a Saúde. Esta é um direito fundamental do Homem, que deve fruí-la e conservá-la em seu benefício e da coletividade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é conceituada como o estado de completo Bem-Estar físico, mental e social do Homem e não apenas como ausência de afecções ou de doenças.

Para a Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. O seu conceito, portanto, vai além da mera ausência de doenças. É direito social, inerente à condição de cidadania que deve ser assegurado sem distinção de raça, religião, ideologia política ou condição socioeconômica, sendo apresentado como um valor coletivo, um bem de todos.

A nossa Carta Magna estabelece no artigo 193: A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais. Os Níveis de Bem-Estar correspondem ao entendimento de necessidades relativas à sobrevivência e à forma de vida considerada como boa, no contexto de uma sociedade.

Nesta conjuntura foi estabelecida a RENER (Serviços da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores) através dos radioamadores voluntários para apoio a Defesa Civil  nos casos de calamidades públicas, salvamentos aéreos, marítimos, segurança pública, etc. A rede foi criada em 24 de outubro de 2001 através da Portaria do Ministério da Integração Nacional N° 302, Norma de Ativação e Execução dos Serviços da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – Rener, N° 447, de 28 de junho de 2002, publicada no Diário Oficial, N° 124, Seção I, de 1° de julho de 2002

Segundo Adriano Ribeiro Pacheco no artigo: SERVIÇO DE RADIOAMADOR EM AÇÕES DE DEFESA CIVIL NO BRASIL, com o advento da internet e da telefonia celular, esperava-se que a comunicação por meio de rádio transceptor, entre cidadãos comuns, caísse em desuso. Mas, não foi o que aconteceu. Tudo isso por conta de que, a comunicação via rádio oferece a oportunidade de se relacionar e formar comunidades com valores próprios, como a satisfação de prestar assistência em situações extremas. A função social e a prestação de serviços são algumas das principais virtudes funcionais do radioamador. É, de certa maneira, reconhecido o importante papel desempenhado pelos radioamadores de todo o mundo, principalmente, em situações de emergência e catástrofes. As comunicações de radioamador são das mais confiáveis em circunstancias extremas, em consequência das vulnerabilidades que o sistema de comunicações, hoje existente, constitui. Surge no Brasil a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – RENER, uma importante reserva nacional de comunicações, usada em situações de calamidade, desastre natural, ameaça à vida e à integridade do cidadão, em apoio à Defesa Civil.

Ontem, dia 13/10, aconteceu mais uma reunião no Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Defesa Civil Estadual com o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Cel BM Zélio e  Coordenador Estadual da Defesa Civil TC BM Holdayne, bem como ilustres abnegados da RENER estadual na defesa da vida.

Representando a RENER, Veterano Guts de Moura, PT7CFN, Marcos Oinegue, PU7MOF e Fábio Portela, PU7MPB. Na pauta tratamos da relevante parceria integrada com a Rede de emergência de radioamadores no Ceará/ LABRE-CE. O objetivo principal é firmar convênios para conclusão das etapas estratégicas, a seguir e a implementação inédita no norte e nordeste. A 1ª Fase: montagem de uma rede de Repetidoras VHF e instalação da estação da defesa civil em Fortaleza e no estado do Ceará com apoio de centenas de voluntários!

A Defesa Civil do Ceará já cedeu espaço físico para instalação de estação da RENER com radioamadores, com as suas capacidades voluntariosas de mobilização, de intervenção, e ainda de suas capacidades técnicas e a sua plena integração também no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no estado do Ceará.

Estiveram presentes o Cel BM Duarte Frota e Sub Tenente Assis. Nesta ocasião fomos brindados em conhecer o assistente do comandante geral, Cel Ronaldo Roque, o Tenente Falcão ou PU7PYB Falcão que já faz parte da RENER e está a postos para a missão.

De acordo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), “defesa civil é o conjunto de ações de prevenção e de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou a minimizar os desastres, preservar a integridade física e moral da população, bem como restabelecer a normalidade social”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *