Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, participa de ACISO, realiza palestra na Casa da Indústria e inaugura a estátua do herói Tamandaré

Ato I- Ação Cívico-Social (AciSo)

Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos participou de uma programação especial em Fortaleza, como a realização de Ação Cívico-Social (AciSo) coordenada por meio do 3º Distrito Naval e estruturada pelo Capitão de Fragata Ruy Ulisses comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. Em seguida, foi concretizada a visitação pública do Navio-Patrulha “Grajaú” incluindo apresentação de banda de música de militares. A Ação Cívico-Social foi na Escola Estadual de Ensino Médio Dragão do Mar.

Ação Cívico-Social é o conjunto de atividades desenvolvidas, normalmente em caráter temporário, com a finalidade de auxiliar as comunidades a solucionar os seus problemas mais prementes, desenvolvendo o espírito cívico e comunitário do cidadão. A Marinha do Brasil, por meio do 3º Distrito Naval, sob o comando do Vice-Almirante André Ferreira, em diversas comunidades carentes em sua área de jurisdição. Usualmente, durante as ACISO, são oferecidos serviços de saúde, orientações médico-odontólogicas e corte de cabelo gratuito para a população, além de disseminar as formas de ingresso na Marinha do Brasil.

O Navio-Patrulha “Grajaú”, atracado no Porto de Mucuripe, esteve aberto à visitação pública, na terça-feira (10), recebendo cerca de 500 visitantes.

O Navio-Patrulha classe “Grajaú” é uma embarcação versátil, projetada para operações de patrulhamento em águas territoriais e costeiras, proteção de plataformas “offshore”, combate ao tráfico de drogas, contrabando e pesca ilegal, além de realizar missões de busca e salvamento. O “Grajaú” destaca-se pela facilidade de operação, ótima manobrabilidade, alto desempenho e confiabilidade de seus sistemas e armamento, composto por um canhão de 40mm e metralhadoras de 20mm. Os motores, de simples manutenção, desenvolvem velocidade de até 26 nós, permitindo patrulhamento ágil e eficiente.

 Ato II- O Almirante de Esquadra Almir Garnier efetivou palestra, participou de almoço de boas-vindas e conheceu o Observatório da Indústria da FIEC.

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Vice-Almirante Capistrano, Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha; o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Ferreira; o Capitão de Mar e Guerra e Capitão dos Portos do Ceará, Anderson Valença, e comitiva. Durante a visita, o Comandante palestrou sobre o tema “Marinha do Brasil: Soberania e Desenvolvimento Nacional”, sendo logo após, recebido para almoço de boas-vindas e apresentado ao Observatório da Indústria.

Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Ferreira, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante e Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos;
Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Ferreira, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante e Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

Além do Presidente da FIEC, estiveram presentes os Ex-Presidentes da Federação, Fernando Cirino Gurgel e Roberto Macêdo; os Vice-Presidentes da FIEC, André Montenegro e Jaime Bellicanta; os Diretores Administrativo e Financeiro da FIEC, Chico Esteves e Edgar Gadelha; os Diretores Financeiro e Administrativo Adjuntos, Carlos Rubens e Germano Maia; o Diretor de Inovação, Sampaio Filho; o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barros; o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor do Departamento Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; além de Presidentes de Sindicatos e convidados. Da área militar, estiveram também o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante André Macedo; e o Chefe do Estado-Maior da 10ª Região Militar, Coronel Paulino, representando o Comandante da 10ª Região Militar, General Allão e Cel Duarte Frota da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Ceará (ADESGCE).

Durante o almoço, Ricardo Cavalcante homenageou o Comandante da Marinha com a entrega de uma placa em atenção à dedicação e à liderança do Almirante de Esquadra à frente da Instituição militar. Ao mesmo tempo, o Presidente da FIEC recebeu medalha entregue aos amigos da Marinha, das mãos do Comandante da Marinha do Brasil.

“Hoje é um dia muito especial, pois recebemos o Comandante e comitiva da Marinha em nossa Casa. Através da palestra ministrada por ele, tivemos a capacidade de compreender de forma ampla a importância da Marinha para o nosso País. Só temos a agradecê-la o belo trabalho realizado em nossa defesa”, declarou Ricardo Cavalcante.

Durante a palestra, o Comandante da Marinha apresentou o contexto histórico da Instituição e citou momentos importantes nos quais a força militar foi preponderante na defesa do território brasileiro e na soberania nacional. A ideia do encontro, conforme o Almirante Garnier, foi mostrar que as forças armadas e os industriais devem continuar sendo parceiros do desenvolvimento nacional. E a série de palestras deve seguir Brasil afora, após aportar, inicialmente, no Ceará.

“Começamos pelo Ceará por algumas razões. Aqui, a gente enxerga uma coisa que, para a Marinha é muito cara, que é o espírito marinheiro, que é o entendimento da potencialidade, da capacidade da economia azul, daquilo que vem do mar”, disse o Comandante da Marinha.

Ao fim da palestra, o Presidente da FIEC e o Comandante da Marinha foram agraciados com uma medalha e um certificado de Colaborador Emérito pelos relevantes serviços prestados à sociedade cearense. A comenda foi outorgada pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Ceará (ADESGCE), por meio do Delegado da entidade,  Coronel Duarte Frota acompanhado do Presidente do Instituto CTEM + Giovani Mariotto.

Cel Duarte Frota Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Ceará (ADESG), Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante e Presidente do Instituto CTEM + Giovani Mariotto.

Cel Duarte Frota da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Ceará (ADESGCE), Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante e Presidente do Instituto CTEM + Giovani Mariotto.

Para finalizar as atividades com a Força Armada brasileira, o Presidente da FIEC apresentou o Observatório da Indústria, quando mostrou diversos projetos desenvolvidos pela Federação, além do Atlas Eólico e Solar. O Comandante, Almirante Garnier, ficou extremamente satisfeito com a apresentação, quando informou que mandará equipe de técnicos para aprofundar informações sobre os projetos do Observatório, com vistas à futuras parcerias.

Ato III – Marinha inaugura monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, na cidade de Fortaleza (CE)

Comandante da Marinha e Comandante do 3º Distrito Naval descerram placa de inauguração do monumento do Almirante Tamandaré na orla da Praia do Meireles

A Marinha do Brasil inaugurou, ontem (11), o monumento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, em Fortaleza. A cerimônia, que foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, integra uma série de atividades promovidas pela Força ao longo deste ano para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil.  A ação faz parte das comemorações do bicentenário da independência do país.

Durante a solenidade de inauguração na orla da Praia do Meireles, o Comandante da Marinha ressaltou a importância do Almirante Tamandaré para a Pátria brasileira. “Os interesses do Brasil sempre estiveram acima da sua própria vontade ou dos seus interesses pessoais. Esses foram os valores que, além de nos inspirar como marinheiros, também nos motivaram a trazer um pouco da história e do simbolismo do Almirante Tamandaré para além dos conveses dos nossos navios e dos muros das nossas organizações militares inaugurando, com o apoio de valorosos parceiros, monumentos como este em mais de uma dezena de cidades, de norte a sul do País e, talvez, até mesmo no exterior”.

Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Garnier, durante discurso

O Almirante de Esquadra Garnier agradeceu às instituições envolvidas no evento, ressaltando que hoje (12) será inaugurado outro monumento em homenagem ao Marquês de Tamandaré, na orla da Praia de Ponta Verde, em Maceió (AL). “Em nome da nossa Marinha do Brasil, agradeço penhoradamente às instituições, empresas e personalidades amigas da Marinha que nos apoiaram nesse empreendimento cívico, assim como parabenizo o Comando do 3º Distrito Naval, o Centro de Comunicação Social da Marinha, a Capitania dos Portos do Ceará e demais organizações militares participantes pela concretização deste belo evento. O esforço de todos vocês, certamente, contribuirá para alimentar e manter aceso o fervor patriótico nos corações de muitas gerações de brasileiros”.

Almirante Tamandaré

Nascido em 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação de nosso país, a exemplo das lutas pela independência do Brasil e a Guerra do Paraguai.

Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses do Brasil sempre estiveram acima da sua própria vontade ou dos seus interesses pessoais.

Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos comunicou que estava inaugurando no Ceará esta homenagem porque o Almirante Tamandaré apoiou a abolição da escravatura, assim como o  Francisco José do Nascimento também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, que foi um líder jangadeiro, prático mor e abolicionista, com participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará, que foi o estado pioneiro na abolição da escravidão!

Em um dos momentos de maior emoção do evento, o Comandante da Marinha, acompanhado do Comandante do 3º Distrito Naval, André Moraes Ferreira, do Secretário Municipal da Cultura de Fortaleza, Elpidio Nogueira, e do Contra-Almirante (FN) Fernando César da Silva Motta, fez uma aposição floral no monumento, como forma de reverenciar a memória do herói brasileiro, Almirante Tamandaré. Além da relevante presença de diversas autoridades civis e militares, chamou a atenção a participação marcante de crianças e adolescentes de Grupos de Escoteiros do Mar e alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp), que deram um brilho especial entoando a Canção do Marinheiro.

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra congratula  a relevante ação de edificação da Estátua do Almirante Tamandaré pelo vice-presidente da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – Seção Regional Fortaleza (AVCFN-CE)  fuzileiro naval Carlos Henrique Guts de Moura. “Adsumus”(Adsumus é uma palavra com origem no latim “adsum”– estar presente – e que significa “estamos presentes”).

Almirante Tamandaré, seus exemplos e virtudes servem como inspiração não somente para as atuais gerações de marinheiros.

COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SER

1 comentário em “Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, participa de ACISO, realiza palestra na Casa da Indústria e inaugura a estátua do herói Tamandaré”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *