4 de julho, Declaração da Independência americana e memória de cooperação entre o Brasil e Estados Unidos da América

Nesse sentido, hoje dia 4 de julho celebramos a data comemorativa mais representativa do patriotismo americano. Origem da liberdade de expressão, característica mais expressiva da cultura e da população dos Estados Unidos.

Com o início da colonização inglesa na América do Norte, ainda no século XVII, formaram-se 13 colônias na costa atlântica do país, divididas nas regiões norte, centro e sul. Norte – Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island, Connecticut. Centro- Pensilvânia, New York, New Jersey, Delaware. Sul- Virginia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia.

Entretanto, revoltados com a cobrança abusiva de tributos, pela Coroa britânica, os habitantes das colônias começaram a se rebelar contra a dominação inglesa ocasionando a “Revolta ao Domínio Britânico”.

Além do boicote aos produtos ingleses, protestos e rebeliões foram organizadas contra o império britânico e as várias leis intoleráveis impostas pela Coroa.

A revolta mais conhecida, e lembrada até hoje, foi a “Boston Tea Party”, em 1773, quando colonizadores invadiram o porto e saquearam navios ingleses. Conta-se que mais de 300 caixas do legítimo chá inglês foram lançadas ao mar.

Com uma sucessão de novas revoltas, rebeliões e lutas, a Guerra da Independência teve início em 1775, envolvendo o confronto das tropas americanas e inglesas.

Entretanto, no ano seguinte, em 1776, Thomas Jefferson liderou uma comissão especialmente criada para redigir a Carta de Declaração da Independência dos Estados Unidos. Esta foi promulgada no dia 4 de julho de 1776, no estado da Filadélfia.

Contudo, a Guerra da Independência entre os colonizadores americanos e o reino britânico perdurou até 1783. Na ocasião, as tropas britânicas finalmente foram derrotadas na Batalha de Yorktown e o reconhecimento da independência se deu pelo Tratado de Paris.

Antes de mais dada, a Carta de Declaração da Independência americana foi inspirada nos ideais do Iluminismo francês. Assim, defende a liberdade individual e o respeito aos Direitos Fundamentais do ser humano.

O Sino da Liberdade (Liberty Bell), que se encontra na Pensilvânia, dá treze badaladas, em lembrança das antigas colônias, precursoras do movimento de libertação. Esse feriado nacional comemora a assinatura da Declaração da Independência na cidade da Filadélfia, Pensilvânia, em 1776.

O 4 de Julho marca a data histórica de 1776, quando a Declaração da Independência, escrita por Thomas Jefferson, foi aprovada pelo Segundo Congresso Continental da Filadélfia. O documento afirmava que as colônias americanas não desejavam mais ser governadas pela Grã-Bretanha – queriam se tornar seu próprio país.

Serviu, ainda, de exemplo para a elaboração da declaração da independência brasileira e, curiosamente, os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a nossa libertação, em 1824!

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Estado do Ceará ao comemorar esta data faz registro de personalidades que estiveram no Brasil e com sua cooperação estimularam os Corpos de Bombeiros e a Defesa Civil bem como as relações com as Forças Armadas.

Em 2004 quando no Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, recebo a ligação do Secretário Nacional de Defesa Civil, o amigo Cel BM Jorge do Carmo Pimentel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, nos convidando para uma missão nos Estados Unidos.

Esta missão foi oferecida pelo Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos (United States Military Liaison Office -USMLO) pelo seu chefe o Coronel da Força Aérea Americana, Antônio Henriques Rebelo.

Cel Antônio Rebelo desempenhou de forma impecável o papel de “Embaixador” Militar de sua Pátria junto aos militares brasileiros e à comunidade diplomática.

Seria está a missão para visitar e aprender no Texas Baptist Men, Corpo de Bombeiros de Dallas, e o Centro de Operações de Emergência do Estado da Flórida. Nesta viagem o articulador que esteve conosco na viagem foi o Major Frederick Barrett, amigo que mora no Texas.

Em sua memorável administração, o nobre Rebelo proporcionou a inclusão dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil nas atividades do Escritório de Ligação Militar. Com sua adesão nós Bombeiros Militares do Brasil iniciamos um novo processo de intercâmbio e capacitação de nossos recursos humanos com as agências de Defesa Civil e os Bombeiros Estadunidenses.

O Cel Lorenzo Harris, em 2004 quando major, como oficial de ligação do United States Military Liaison Office (USMLO) sob o comando do Col USAF Antônio Rebelo, apoiou-nos com diversas visitas de estudos na órbita da segurança púnlica e defesa civil no Federal Emergency Management Agency,Texas A&M Engineering Extension Service- TEEX, U.S. Coast Guard Training Center,Yorktown, Florida Division of Emergency Management (DEM), Texas Baptist Men, The National Fire Protection Association (NFPA), momento em que o Cel BM José Ananias Duarte Frota estava Presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil.

Delegado da ADESG CEARÁ e Col Harris na embaixada de Brasília

Um fato histórico importante foi de introduzir o Sistema do Comando de Incidentes (ICS) no Brasil.

A Liga Nacional dos Corpo de Bombeiros Militares do Brasil deslocou-se em 2005 para o U.S. Coast Guard Training Center em Yorktown na Vigínia e naquele centro de referência, conhecemos o Incident Command System (ICS), Sistema do Comando de Incidentes. Na época estava na gestão o Comandante J. Scott Burhoe, do Coast Guard Training Center em Yorktown’s que alcançou o posto de Rear Admiral bem como o coordenador de relações internacionais Mr. Tim Clements que continua na ativa e apoia até hoje as tratativas de intercâmbio.

Mr. Tim Clements-US COAST GUARD

Assim com a relevante equipe do Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos, agregados ao espírito inovador do Rebelo, seu briosos oficiais e funcionários civis, em particular os majores na época Frederick Barrett e Lorenzo Harris, o Capitão Brent Dodd e a Brígida Carvalho nos deixaram um legado de cooperação na defesa da comunidade.

Frederick Barrette e Delegado da ADESG CEARÁ – Miami Dade
Brent Dodd e Delegado da ADESG CEARÁ na United Nations

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará na despedida em Fortaleza do amigo Col Lorenzo Harris da função de Adido de Defesa do Estados Unidos oriundo de West Point e Curso de Alto Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, aguarda com satisfação outro Esguiano que assumirá a função. O ilustre Col CHIKE TUMAINI WILLIAMS que realizou o CAEPE com nosso artilheiro JOSÉ MAX ARAÚJO BEZERRA do antigo 10º GAC na terra da luz em agosto deste ano em Brasília será o Adido de Defesa do Estados Unidos em nossa nação.

COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *