Memória do Herói estudante João Nogueira Jucá e o lançamento do livro Soldados do Fogo – História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará de 1864 a 2020: mitos verdades” na Assembleia Legislativa

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará compareceu a relevante solenidade da memória do estudante cearense João Nogueira Jucá, considerado herói por ter ajudado a salvar pacientes da Casa de Saúde César Cals durante um incêndio há 62 anos e o lançamento do livro Soldados do Fogo!

Esta legado foi lembrado na quinta-feira (30/06), em sessão solene no Plenário 13 de Maio sob a presidência do deputado Elmano Freitas.

Danielle Ponte Jucá, sobrinha de João Nogueira Jucá, destacou que seu tio em nenhum momento se arrependeu do ato de bravura, afirmando ao pai dele, já no leito do hospital, que faria tudo de novo. Ela também afirmou que João Nogueira representa motivo de orgulho para a família e informou que, para a igreja, ele é considerado mártir, uma vez que sacrificou a própria vida para salvar a vida de seus irmãos cristãos.

comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Ronaldo Roque de Araújo, Danielle Ponte Jucá, e Ex Governador Lúcio Alcântara

O presidente do Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá, Luís Carlos Barreira Nanan, comentou sobre a luta para manter viva a memória do estudante. Segundo ele, a solenidade faz um reconhecimento a um ato de coragem e doação ao próximo e também chama a atenção para a responsabilidade que as autoridades têm de evitar que eventos trágicos como o que vitimou João Nogueira se repitam.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Ronaldo Roque de Araújo, ressaltou que, com um gesto de reconhecimento, o Corpo de Bombeiros na gestão do governador Lúcio Alcântara criou a Medalha de Bravura João Nogueira Jucá, maior comenda da instituição. “Àqueles que buscam um norte, conheçam e pesquisem a vida de João Nogueira Jucá, que para nós é um símbolo de valores que podem e devem mudar a nossa sociedade”, enfatizou.

Receberam homenagens Danielle Ponte Jucá; o diretor do Hospital Geral César Cals, André Pires Cortez; o presidente do Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá, Luís Carlos Barreira Nanan; o vice-presidente do comitê, Geilson Cajuí Laurino; o pároco primaz da Paróquia de São José de Ribamar – Aquiraz, cônego Edson da Cruz Sousa; Ana Queiroz, representando o 33º Grupo Escoteiro Básico Bombeiro João Nogueira Jucá; João Paulo Ribeiro, representando o Grupo de Apoio e Mensagem ao Adolescente Cearense (Gamac), e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Ronaldo Roque de Araújo.

Danielle Ponte Jucá, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Ronaldo Roque de Araújo e Ex Governador Lúcio Alcântara

Segundo o coronel da Polícia Militar Marco Aurélio de Melo, autor do livro “Soldados do Fogo – História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará de 1864 a 2020: mitos verdades”, publicado pelas Edições Inesp, João Nogueira Jucá institucionalizou o Corpo de Bombeiros e serve de exemplo para todos os cearenses. “Ele representa o espírito de cada bombeiro militar e todos os cearenses, essa raça forte, esse povo aguerrido, que dá a vida pelo outro”, frisou.

Coronel da Polícia Militar Marco Aurélio de Melo, autor do livro “Soldados do Fogo – História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará de 1864 a 2020: mitos verdades”.

Também participaram da solenidade o ex-governador do Estado do Ceará Lúcio Alcântara, o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, o secretário municipal da Segurança Cidadã, Eduardo Holanda e o Cel Túlio Studart.

livro “Soldados do Fogo – História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará de 1864 a 2020: mitos verdades”, in:

SOLDADOS DO FOGO – HISTÃ_RIA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO CEARÃ_ – 1864 A 2020 – MITOS E VERDADES

Post scriptum: Na gestão do Dr. Lúcio Alcântara em nosso comando do Corpo de Bombeiros o Coronel da Polícia Militar Marco Aurélio de Melo, autor do livro “Soldados do Fogo – História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará de 1864 a 2020: mitos verdades” retrata o dinamismo do nosso comandante supremo de 2003 a 2006, na página 181, Capítulo 7 com apoio do ilustre presidente da Assembleia Legislativa Deputado Marcos Cals na busca do bem comum.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA – CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *